APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores)

A APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores), criada em 03.2010 em Santa Cruz -RN, existe para congregar amantes da cultura, apologistas e produtores da arte da palavra.


terça-feira, 24 de julho de 2012

Blog local ou universal? - Alberto Gonçalves


Gilberto, vou continuar, se tua permissão me for possível, participando do teu blog. Para mim, um dos preferidos de que participo.
Não sei se crédito para tanto tenho, mas gostaria de te passar uma reflexão sobre a minha visão "de fora" sobre o blog da APOESC. Leia o conteúdo em anexo e se achares conveniente, até conscientizar a turma, podes publicá-lo.
Quero dizer que gosto de temas controversos, aprecio a polêmica e corro léguas atrás do bom debate. Apesar de não conhecer os membros do blog, de pronto tive uma boa impressão de quase todos.
Att., Alberto Gonçalves.

Blog local ou universal?

Estou acostumado a navegar pelas muitas águas dos oceanos virtuais, participando de fóruns e debates que versam sobre os mais variados temas. Esse blog tem um potencial muito grande e pode se tornar um dos maiores do nordeste do Brasil. Entretanto, no meu entendimento, uma das condições precípuas para qualquer blog transpor as fronteiras da província para o mundo é deixar de lado o excesso de interferências locais e enxergar que “além mar” há um universo de pessoas que não têm qualquer interesse em assuntos locais ou nos caprichos de qualquer seguidor do blog em particular. Temas locais chamam a atenção apenas dos moradores locais. Não digo que vez por outro não possam falar de temas locais, porém o excesso afugenta quem está do lado de fora. Vejam o excesso nos últimos posts: 

BLOG DA APOESCMEDICINA SIM! ASSIM OU ASSADO!- Marcos Cavalcanti;

MEDICINA SIM, VOTO SIM; “MEDICINA NÃO, VOTO ASSIM MESMO! - Nailson Costa; 

PALAVRAS A MARCOS, NAILSON E AOS QUE POSTAM ANONIMAMENTE

PUXÃO DE ORELHAS DA SENHORA SANTOS  - Gilberto Cardoso dos Santos; 

BLOG DA APOESC: UMA ÚLTIMA NOTINHA - Marcos Cavalcanti; 

MARCOS E OS ANÔNIMOS - Gilberto Cardoso dos Santos; 

BLOG DA APOESC: UMA POSSÍVEL DESPEDIDA - Marcos Cavalcanti...”


Eu, por exemplo, moro em Natal e não me faz diferença se o curso de medicina vai para 

Caicó ou Santa Cruz.

Percebo uma influência muito forte das pessoas locais sobre as decisões do conteúdo do blog e isso também não é bom para um espaço cultural que se propõe a difundir algo universal. A quem interessa, por exemplo, fora de Santa Cruz ou mesmo dentro, o post “UMA POSSÍVEL DESPEDIDA - Marcos Cavalcanti...”, Ninguém conhece ele fora daí. A um leitor que visita o blog pela primeira vez vai parecer se tratar de um blog sem conteúdo, semelhante àqueles programas de TV como “de volta pra minha terra” etc.