sábado, 5 de fevereiro de 2022

Pedro Maribondo e a Vacina - João Maria de Medeiros

 

Imagem meramente ilustrativa

Pedro Maribondo e a Vacina


Pedro Negaciano da Silva era um cidadão de bem da pequena cidade onde morava. Homem muito trabalhador e exímio tirador de mel das colméias da região.

Por isso, ganhou o apelido carinhoso de Pedro Maribondo dos amigos mais próximos;  coisa que ele até gostava. Nunca se chateou com o apelido. Era sempre muito servidor, fazia favores a quem precisasse dele com a maior boa vontade.

Era casado e amava sua família. Já tinha a cabeça branca.  De sua esposa recebia todos os conselhos e vivia em harmonia com as duas filhas que tinham. 

Uma delas, trabalhava como exímia  enfermeira no hospital regional daquela cidade.

Durante a devastadora pandemia, era muito comum a filha enfermeira ligar pros pais, alertando sobre os cuidados que deveriam manter. 

Mas Seu Pedro Maribondo ouvia mais aqueles que negam à ciência, os avanços da medicina.

Dizia sempre à filha e aos preocupados com os milhares de infectados e mortos pela covid:

- Nada, isso só pega em quem tem que pegar mesmo. A gente só morre no dia. Quando chegar a hora, ninguém escapa da mulher da foice. 

Com a chegada da vacina, todos da família correram à UBS do bairro e deram o braço à vacina, como todos nós fazemos desde quando nascemos. As vacinas têm nos salvado de muitas doenças; algumas até extintas pelas forças dos imunizantes.

Infelizmente, Seu Antônio preferiu seguir os negacionistas ao invés da  filha e dos amigos, que diziam:

- Homem, vá tomar a vacina!! Tá todo mundo tomando. Os casos até estão diminuindo e as mortes também despencaram!!

A filha enfermeira já não sabia mais o que fazer para convencer o pai a se vacinar!

Infelizmente, Seu Pedro se infectou, o quadro evoluiu pra grave, foi intubado e, depois de uns 25 dias lutando pela vida, sob o olhares tristes e chorosos da filha e da família toda, veio a falecer. 

Toda a cidade está de luto pela morte de um homem bom, mas um dos moradores que negou a vacina e entregou a vida à própria sorte.

João Maria de Medeiros (educador, cordelista e prosador)



Um comentário:

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”