APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores)

A APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores), criada em 03.2010 em Santa Cruz -RN, existe para congregar amantes da cultura, apologistas e produtores da arte da palavra.


sexta-feira, 29 de junho de 2012

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O BLOG DA APOESC - Gilberto Cardoso dos Santos

Prezado leitor:

De conversas que tive com Marcelo Pinheiro e com Hélio Crisanto, cheguei à conclusão de que estava sendo pessimista quanto ao blog. Disse-lhes que não havia tantas visitações quanto eu desejava. Na verdade, sentia-me acanhado em apresentar-lhes os números; achava que lhes pareceriam aquém do esperado.
Mostrei-lhes, através do confiável contador do Blogger, os acessos diários que ficam entre 250 e 300 ou mais (às vezes chegamos aos 400); mostraram-se  surpresos e satisfeitos.  Marcelo confessou:

- Eu achava que o blog tinha uns 30 acessos e já achava esse um número razoável.
Hélio também encara estes números com entusiasmo. Disse ele: "Rapaz, tá bom demais! Pra ser um blog cultural esse número deve ser comemorado! Tá piando de papo cheio."


Veja  estatísticas referentes a 29.06.2012:


Visualizações de página de ontem
335
Visualizações de página do mês passado
8.068






Não podemos, pois, julgar as visitações pela quantidade de comentários. Aliás, o número de comentários que posto é sempre inferior ao número dos que recebo. Aqueles pontos de vista que não constroem ou que parecem despropositais, rejeito-os. Se o postante dispõe o e-mail, faço questão de explicar a ele em particular o porquê de não publicar suas observações. Alguns, inclusive, já manifestaram insatisfação com esta medida.

Os blogs regionais e de projeção nacional  que nos surpreendem pelo número de visualizações  também apresentam um baixo número de comentários, mesmo publicando todos que lhe são enviados. Pode conferir. Quem os acessa  percebe o quanto os poucos analistas dos posts usam o espaço para fins escusos, para discutir e achincalhar uns aos outros, ao invés de apropriadamente comentar a matéria, e isto sem falar na praga do anonimato que assola a blogosfera. Há os anônimos do bem, é verdade, pessoas que provavelmente não se expõem devido o tolo medo de expor suas fragilidades no uso da grafia, mas que revelam suas boas intenções pelo que postam. A estes fazemos exceção.


Não são poucos os que afirmam ler diariamente o blog da APOESC mas não têm o hábito de fazer comentários. Postam suas opiniões em meus ouvidos, quando me encontram. Uma leitora, por exemplo, me dizia ontem:


"Gilberto, que entrevistas bacanas estas de Marcos e de Marcelo! Fiquei com vontade de ir pra Europa. Ei, até aprendi uma palavra nova na entrevista de Marcelo: "indizível". Essa palavra existe mesmo ou ele criou? Vocês são muito inteligentes. Eu admiro demais." 
"Ali só tem feras", dizem alguns.
Outro, ainda ontem, falou do quanto gostava das crônicas de Maciel e que diariamente acessava o blog. Perguntei-lhe: "Por que não comenta?" e ele me disse: "Acho complicado fazer comentários porque às vezes a gente não é bem compreendido naquilo que comenta. A gente diz algo com uma intenção, mas as pessoas podem entender outra coisa."

Sinceramente, leitor(a), que acha destes números? Estão além ou aquém do que  imaginava? Que podemos, eu e você, fazer para aumentar o número de seguidores, de comentários e de acessos?