sexta-feira, 29 de junho de 2012

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O BLOG DA APOESC - Gilberto Cardoso dos Santos

Prezado leitor:

De conversas que tive com Marcelo Pinheiro e com Hélio Crisanto, cheguei à conclusão de que estava sendo pessimista quanto ao blog. Disse-lhes que não havia tantas visitações quanto eu desejava. Na verdade, sentia-me acanhado em apresentar-lhes os números; achava que lhes pareceriam aquém do esperado.
Mostrei-lhes, através do confiável contador do Blogger, os acessos diários que ficam entre 250 e 300 ou mais (às vezes chegamos aos 400); mostraram-se  surpresos e satisfeitos.  Marcelo confessou:

- Eu achava que o blog tinha uns 30 acessos e já achava esse um número razoável.
Hélio também encara estes números com entusiasmo. Disse ele: "Rapaz, tá bom demais! Pra ser um blog cultural esse número deve ser comemorado! Tá piando de papo cheio."


Veja  estatísticas referentes a 29.06.2012:


Visualizações de página de ontem
335
Visualizações de página do mês passado
8.068






Não podemos, pois, julgar as visitações pela quantidade de comentários. Aliás, o número de comentários que posto é sempre inferior ao número dos que recebo. Aqueles pontos de vista que não constroem ou que parecem despropositais, rejeito-os. Se o postante dispõe o e-mail, faço questão de explicar a ele em particular o porquê de não publicar suas observações. Alguns, inclusive, já manifestaram insatisfação com esta medida.

Os blogs regionais e de projeção nacional  que nos surpreendem pelo número de visualizações  também apresentam um baixo número de comentários, mesmo publicando todos que lhe são enviados. Pode conferir. Quem os acessa  percebe o quanto os poucos analistas dos posts usam o espaço para fins escusos, para discutir e achincalhar uns aos outros, ao invés de apropriadamente comentar a matéria, e isto sem falar na praga do anonimato que assola a blogosfera. Há os anônimos do bem, é verdade, pessoas que provavelmente não se expõem devido o tolo medo de expor suas fragilidades no uso da grafia, mas que revelam suas boas intenções pelo que postam. A estes fazemos exceção.


Não são poucos os que afirmam ler diariamente o blog da APOESC mas não têm o hábito de fazer comentários. Postam suas opiniões em meus ouvidos, quando me encontram. Uma leitora, por exemplo, me dizia ontem:


"Gilberto, que entrevistas bacanas estas de Marcos e de Marcelo! Fiquei com vontade de ir pra Europa. Ei, até aprendi uma palavra nova na entrevista de Marcelo: "indizível". Essa palavra existe mesmo ou ele criou? Vocês são muito inteligentes. Eu admiro demais." 
"Ali só tem feras", dizem alguns.
Outro, ainda ontem, falou do quanto gostava das crônicas de Maciel e que diariamente acessava o blog. Perguntei-lhe: "Por que não comenta?" e ele me disse: "Acho complicado fazer comentários porque às vezes a gente não é bem compreendido naquilo que comenta. A gente diz algo com uma intenção, mas as pessoas podem entender outra coisa."

Sinceramente, leitor(a), que acha destes números? Estão além ou aquém do que  imaginava? Que podemos, eu e você, fazer para aumentar o número de seguidores, de comentários e de acessos?




19 comentários:

  1. Caro poeta, numa época em que muitos utilizam seus blogs para fuxicos politicos e para macular a imagem das pessoas de forma anônima, surge o blog da APOESC: Inteligente e inovador. Acho que temos sim motivos de sobra para comemorarmos, estamos bem perto dos 100 (Cem mil acessos), e isso no meu entender é um número significante para um blog que só propaga cultura, seja na informação, poesia, na prosa ou na música, tudo de forma dígna e respeitosa, aqui procuramos acima de tudo tirar nossos artistas do anonimato, numa missão diária, extraindo o que há de melhor na nossa cultura para você amigo leitor. Gostaria de dizer que este espaço não é só da APOESC, e sim de todos aqueles que vivem num mundo superior, e que acima de tudo encaram a arte como um bom alimento para alma. Agradecemos profundamente a todos vocês frequentadores, esse triunfo é de todos nós.

    ResponderExcluir
  2. O Blog da Apoesc Associação de Poetas, é nosso Xodó Gilberto. Às vezes fico com a consciência pesada quando leio matérias surpreendentes, e fico sem comentar diante de tantos afazeres, nosso cotiano cheio de compromissos...mas ler o blog é muito gostoso, sempre dá água na boca!rs

    ResponderExcluir
  3. esse blog da provas concretas que ainda se pode tirar algo proveitoso dessa tão desacreditada internete.

    Maria de Lourdes Vasconcelos - Natal RN

    ResponderExcluir
  4. Gilberto Cardoso Dos Santos, tem dedicado horas a fio na seleção e elaboração do que há mais de mais terno e edificante em matéria de cultura! Parabéns Gil, Hélio Crisanto e todos os colaboradores deste celeiro cultural digital.rs

    ResponderExcluir
  5. TENHO UM BOM COSTUME DE LER VARIOS BLOGS CULTURAIS DO MEU NORDESTE, ESSE AI DA APOESC FAZ PARTE DA MINHA LISTA, MUITO BEM ESCOLHIDAS AS MATERIAS.

    JOSE VALDENOR - CAJAZEIRAS - PARAIBA

    ResponderExcluir
  6. Gilberto,

    Fiquei surpreso e feliz com esses números tão “generosos”. Cultura popular e bons textos geralmente não são muito “visitados”. Tenho um grande orgulho de, vez por outra, figurar, com um de meus breves textos, nas páginas do blog, especialmente por aparecer ao lado de paladinos como você, Hélio e Marcos.
    Reitero as palavras de Raquiel: você está de parabéns pelo grande fôlego que possui; pois além dos dois vínculos em sala de aula (você sabe o que eu acho do estafante/estressante/”maltratante” trabalho em sala de aula!), atualiza o blog diariamente.

    Parabéns, meu amigo! A todos nós, na verdade!
    Lamento demorar tanto a enviar algo novo. Infelizmente, na maior parte do tempo, não ando inspirado (rsrsrsrs)

    ResponderExcluir
  7. De fato, Teixeirinha, muitos sentem falta de seus escritos. Costumo escutar:

    "Cadê Teixeirinha e Lindonete que não escrevem mais como antes?"

    Há posts seus que ainda hoje estão em alta nos acessos. Lembre-se da Parábola dos Talentos e continue a nos enriquecer vez por outra com aqueles seus comprimidos que valem por uma farmácia.

    ResponderExcluir
  8. Débora Raquiel: sempre generosa em palavras e obras. Ficamos felicíssimos em tê-la como leitora e exigimos que participe com mais frequência, em prosa e verso.

    Agradecemos também ás graciosas palavras de Maria de Lourdes Vasconcelos e de JOSE VALDENOR.

    Hélio, realmente o copo está metade cheio e não metade vazio.

    ResponderExcluir
  9. Sou um examinador de Blogs de diversos segmentos...e por alguns acasos até entristecia com os apelos sensacionalistas e com a politicagem da maioria, entretanto desde que descobri a APOESC percebo uma luz , iluminados com lampiões,enfeitada com adornos e sonorizados com rabeca, sanfona e zabumba...o sucesso deste Blog reflete o interesse de um grupo seleto por informação, poesia e opnião de qualidade...parabéns parceiros da APOESC...e que seja apenas o inicio!!!

    ResponderExcluir
  10. Como já comentei com você Gilberto, e Hélio, acho esse número de acessos surpreendente, uma vez que se trata de um blog voltado exclusivamente pra cultura e sabemos que um grande número de pessoas não curte muito, não é verdade? Mas concordo com Débora quando fala da brilhante escolha que você tem feito nos textos, poemas, prosas, brilhantes entrevistas e matérias em geral. Por isso, atribuo esse sucesso do blog a extraordinária seleção de postagens que você tem nos presenteado todos os dias, além dessas músicas maravilhosas da Rádio APOESC, claro. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  11. De fato fiquei muito surpreso com os números apresentados por Gilberto. Falei com sinceridade que imaginava uns 30 acessos por dia, já achando razoável. Ele me mostrou as estatísticas e até brinquei: "agora vou escrever mais". A minha surpresa, obviamente, não vem de uma subestimação da qualidade do blog, ao contrário, aqui encontramos "pão e água" com fartura para o intelecto. Subestimava, ingenuamente e em geral, o poder de atração dos blogs culturais diante de tantas opções ofertadas pela internet.

    Parabéns ao criador e mantenedor e ainda a todos que escrevem e participam.

    ResponderExcluir
  12. O blog da APOESC Gil, meu caro,
    É como minha luz no fim do túnel,
    Minha guia nas noites de interlúnio,
    Como estrela no céu, de brilho raro,
    Um caderno didático ao ignaro,
    Com a lição mais fiel e mais segura,
    Um baluarte da sã literatura,
    Num tempo de mesmice e baboseira,
    O blog da APOESC é a bandeira,
    Com o Verbo ad Verbum da cultura,

    O blog da APOESC é a proposta,
    De cultura espalhada em cada canto,
    Na beleza dos versos de Crisanto,
    Na sabença do bom Nailson Costa,
    É arte pra quem quer e pra quem gosta,
    Essência extraída da mistura,
    De Marcelo e Adriano... a rima pura,
    Que Gilberto derrama num cordel.
    O blog da APOESC é um painel,
    Com o Verbo ad Verbum da cultura.


    Zenóbio Oliveira.


    P.S - Quem dera tivesse aqui no meu oeste tanta gente reunida e dinâmica como vocês.
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  13. Gilberto, você é um valente,
    Tem a verve de grande vate;
    É pedra de bom quilate
    E produz cultura incandecente
    Neste Blog inovador e eficaz,
    Que já mostrou do que é capaz
    Na Poesia, na Prosa, no repente.
    Continue assim essa semeadura
    Alimentando a arte e a cultura
    Sem apelar para um IBOP indecente.

    ResponderExcluir
  14. Caro Gilberto, como já foi mencionado pelos colegas, blogs com conteúdos direcionados para a produção intelectual e literária não têm uma grande quantidade de acessos como os demais. É lamentável, mas é verdade. Tive uma grande dificuldade com o meu blog, que é composto exclusivamente por conteúdos educacionais, pois no início eram raros os acessos. Com o passar do tempo as pessoas foram conhecendo e gostando. Hoje, apesar das dificuldades, o blog possui mais de meio milhão de acessos. Então, não se preocupe, continue a publicar essas boas notícias culturais, sem macular ou desrespeitar ninguém, como alguns costumam fazer.

    ResponderExcluir
  15. Gilberto, não desanime o seu blog é ótimo. Aqui em casa eu e Alessandro acessamos todos os dias. Não posto comentário devido ao tempo, mas compartilho muito os textos (adoro os de Nailson),os poemas, as crônicas de Maciel, as entrevistas. Claro que os comentários são interessantes, mas a essência mesmo são os textos postados.

    Grande abraço,

    Cristiane Praxedes Nóbrega

    ResponderExcluir
  16. esse blog deveria se chamar teia cultural, bom demais meninos

    Ana

    ResponderExcluir
  17. VOCES SÃO UNS HEROIS, SEI DAS DIFICULDADES DE SE FAZER CULTURA NO NOSSO PAIS, PARABENS AO GRUPO DA APOESC.

    DANILA

    ResponderExcluir
  18. Francisca Joseni dos Santos2 de julho de 2012 às 07:00

    Faz parte do meu cotidiano acessar blogs e, em especial, o BLOG DA APOESC, por todos os motivos elencados pelos comentaristas anteriores, geralmente coloco comentários, pois gosto de expor minha opinião sobre aquilo que leio e sei também o quanto são importantes para os administradores dos blogs os comentários. Acredito eu, na minha santa ignorância "internética" que o comentário é um meio de medição para se saber até que ponto o blog está sendo acessado, discutido, se é agradável ou não, entre outros aspectos, na verdade eu encaro o comentário como uma avaliação que é feita sobre o que foi postado, inclusive, quando leio as matérias leio também os comentários.
    P.S.: A exemplo de Cristiane Praxedes aprecio bastante os escritos de Nailson Costa.

    Francisca Joseni dos Santos - Professora

    ResponderExcluir
  19. Agradecemos a Joseni, Danila, Cristiane, Ivanilson, Marcelo, Ana, Adriano e tantos outros que se deram ao trabalho de postar algo aqui. Leitores desta categoria são a razão de ser da existência desse blog! Abraços!

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”