sexta-feira, 29 de junho de 2012

A COISA TÁ FEIA - Nailson Costa


O ser humano tem dessas coisas: acreditar em todo tipo de coisa. Eu mesmo, de quando em vez, me pego dizendo “Que coisa desagradável!” ao dar crédito a toda coisa que aparece. Mas faz parte da essência do bicho gente, a curiosa aproximação a uma coisa cuja anatomia espiritual nem conhecemos ainda. E esse tipo de coisa, transforma-nos numa coisa patética, romanticamente presente em quase todas as coisas da gente. Muitas vezes uma coisa insignificante quer ser muita coisa. Por exemplo, a coisa quer servir pra todo tipo de coisa, como na língua portuguesa, que o vocábulo coisa é um verdadeiro curinga, e nos socorre naqueles momentos que não se tem a palavra certa para nominar a coisa a que nos referimos, né? Mas esse tipo de coisa também é perigosa! Pode a coisa ser substantivo, adjetivo, advérbio, expressão conjuntiva e até verbo. A coisa é perigosa exatamente por isso, a facilidade com que muda de lado nos variados contextos, podendo nos levar a situações embaraçosas. Não me vou dar ao luxo de coisar. A coisa é muito complicada. A melhor coisa desse mundo de coisas é termos cuidado com as coisas. E como tem muita coisa aparecendo por aqui, vou-me já daqui e fazer a coisa certa, nunca acreditar em qualquer tipo de coisa, pois com esse temporal em plenas dunas de Jenipabu a COISA TÁ FEIA.

3 comentários:

  1. lembra até uma cantiga do trio nordestino...
    "Agora lhe peço uma coisa
    Muito jeito com as coisas
    Que é pras coisas melhorar
    Muita gente não aceita essas coisas
    Que as coisas não é fácil de aceitar
    Eu vou misturar coisa com coisa
    E as coisas é muito amor que vou te dar"
    TExto interessante Nailson!

    ResponderExcluir
  2. Que coisa boa é o direito de expressão.
    No perído de ditadura não se podia dizer coisa alguma, mesmo que fosse para falar de coisa importante para a vida do povo que precisava naquele momento de muita coisa para a vida melhorar.

    Que coisa boa é termos um Nailson Costa escrevendo alguma coisa
    para falar de uma coisa que é importante, a reflexão sobre o cuidado que devemos ter com qualquer coisa.

    Parabéns, Nailson Costa! Vc para mim disse muita coisa importante, pois não podemos enngolir qualquer coisa que aparece por aí...

    Deus proteja você sempre e te livre de qualquer coisa ruim!

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”