segunda-feira, 7 de maio de 2012

A magnitude da subjetividade - Lindonete Câmara




O homem é único, exclusivo, constituído de suas relações sociais, de suas vivências e da própria constituição biológica. Não há duas impressões digitais e muitos menos dois cérebros iguais, pois, cada mente tem sua inerente expressividade e composição. Cada ser age de acordo com seu modo de ver, pensar e sentir. Interessante é que a forma de vermos o mundo, as pessoas e a tudo que nos cerca é uma verdade para nós e muitas vezes considerada uma absoluta verdade. Nessa ênfase,quando generalizamos nosso ponto de vista, erramos por demais!

Quantas vezes não temos noção de quem realmente somos. Que não somos donos da verdade e que a vida é muito mais ampla e complexa do que imaginamos.

Lembremos do Mito da caverna, narrado por Platão, e pense naquelas tão poderosas metáforas esclarecedoras da subjetividade humana. Dentro dessa análise, sei o quanto podemos nos libertar da condição de escuridão que insistentemente nos aprisiona e da isenção desta, através da luz da verdade. Verdades diversas!

Quantos de nós nascemos, crescemos e permanecemos até a morte praticamente com a mesma formação psíquica construida e culturalmente adquirida. Efeito herdado, construido pelos costumes e valores de nossa sociedade, de nossa família e de todas as instituições por nós frequentadas. Devemos incutir a influência de Sócrates e buscar a essência das coisas para além do mundo sensível.

Acredito que o indivíduo não será completamente livre enquanto não conhecer outras verdades e saber que tem o poder da própria transformação.

Reflitam sobre alguém que desde o nascimento ouviu e viveu num mundo de magias, supersticiosidades e curandeirismos. E esta pessoa cresceu vendo o mundo de tal modo, puramente no senso comum, até aparecer alguém e dizer que tudo aquilo é falso ou parcial, e tentar mostrar novos conceitos, outras crenças e outra fé. Foi justamente por razões como essa que Sócrates foi morto pelos cidadãos de Atenas, inspirando Platão à escrita da Alegoria da Caverna. Ou seja, ele instigava as pessoas a pensarem, sair da mesmice e da escuridão. Algemas que nos prendem, correntes que nos amarram e os açoites dessa vida devem ser destruídos. Assim como na caverna existia uma fresta por onde passava um feixe de luz exterior, em nossas vidas há inúmeros caminhos e vertentes que nos libertam. Estejamos atentos!

Temos a ciência, o conhecimento filosófico e a educação entre outros mecanismos de ensino-aprendizagem, como forma de superação da ignorância. Estes nos permitem uma abertura gradativa do senso comum para outra visão de mundo. Nessa ênfase, teremos algo extensivo em nossas mentes. Existe algo diversificado, racional e sistemático, cientifico, que buscam as respostas não puramente no acaso, mas na causalidade e na comprovação dos fatos. Existe também a espiritualidade que liberta aos que têm fé.

Devemos fugir dos calabouços, dizer não aos lugares sombrios e duvidar das verdades acabadas. Não tenhamos pensamentos enovelados e não sejamos cárceres de nós mesmos, e muito menos de outros. A nossa subjetividade nunca será roubada, podemos modificá-la sempre que acharmos necessário e darmos uma nova roupagem as nossas idéias e sonhos. Assim seremos felizes, já que a felicidade deve ser buscada em nosso próprio ser.

Lindonete Câmara

12 comentários:

  1. ELA VOLTOUUUUUU E COMO SEMPRE ARRAZANDO. PARABÉNSSS!

    JOANA

    ResponderExcluir
  2. Inteligentíssimo texto! Pura verdade.
    parabénssss querida.

    Amanda

    ResponderExcluir
  3. A TEMPO ESPERAVA PELO UM TEXTO TÃO COMPLETO COMO ESSE. PARABÉNS! MUITA POSITIVIDADE PARA MINHA E P/ MINHA NOITE.

    JOÃO

    ResponderExcluir
  4. Esse BLOG tem colunistas de 1ª categoria. Nailson,Lindonete,vc Gil e outos mais. eles precisam escrever cada vez mais. quero leitura assim de cunho filosófico e consciente.

    ResponderExcluir
  5. Que texto fantástico. Gosto de texto nesse estilo, que fala exatamente o que a pessoa precisa ouvir e saber,compreender E FAZER. texto inteligente e recheado de muita sabedoria.

    Margarida de Tangará/RN

    ResponderExcluir
  6. TEXTO MAIS PARA CIENTÍFICO. MUITO BOM MESMO. ISSO É BOM PARA A APOESC. PARABÉNS AUTORA!

    LUÍS

    ResponderExcluir
  7. um texto desse é a mais pura verdade. quantos de nós estamos submetidos a escravidão da política,da religião e da classe dominante e nem nos damos conta. enquanto não nos conscientizarmos das verdades como bem LINDONETE coloca, seremos na verdade, um BANDO DE IDIOTAS.
    Concordo plenamente com essa reflexão.

    Sou aluno do Colégio profº Francisco Ribeiro.

    ResponderExcluir
  8. Lindonete,

    Quanta erudição, profundidade e conhecimento nesse texto!
    Maravilhosa "viagem" histórica para tratar de nossa subjetividade; especialmente por tratar de nossos "pais" gregos!

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  9. Texto de cunho científico. Muito bom. Lindonete a cada aparição por aqui se supera. Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada a todos e a cada um de forma especial pelo carinho e aceitação do texto. Fico bastante feliz pelas palavras incentivadoras.

    (LINDONETE CÂMARA)

    ResponderExcluir
  11. QUE TEXTO INTELECTUALIZADO. PARABÉNS!

    ANA

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”