No último domingo, 10.07.2011, eu, Hélio, Chico Jorge e Aderso estivemos em Messias Targino
a convite do Dr Epitácio Andrade Filho para participar do lançamento do seu excelente livro A SAGA DOS LIMÕES.
A cidade é bem cuidada e bonita.
Fomos muito bem recepcionados pelo vereador Pôla Pinto.
Chegamos atrasados ao evento mas foi bem interessante conhecer o cordelista Basto, contactar com descendentes da famosa potiguar Chica Brejeira e aprender mais sobre a negritude e cultura daquela região.
Para maiores detalhes sobre o evento, cliquem em http://polapinto.blogspot.com/ , donde extraímos:
Mais de 200 pessoas participaram de lançamento de Livro e Cordel
Mais de 200 pessoas participaram no domingo (10), do evento promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf) de Messias Targino, onde foi lançado o livro “A Saga dos Limões-Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante”, de Epitácio Andrade Filho e o lançamento dos Cordéis “A História de Chica Brejeira”, de Basto do Córrego Verde e o Grande Encontro do Cangaceiro Jesuíno Brilhante com o Cabo Preto Limão”, de Gil Holanda.
Prefeita Shirley, de Messias Targino, com o cordel de minha autoria O Doutor e o Cangaceiro, ao lado do cordelista Basto, autor de obra sobre a vida de Chica Brejeira.
O cordel “A História de Chica Brejeira retrata em 40 estrofes de 07 versos, a história da mulher de maior longevidade já registrada no Rio Grande do Norte. Dona Chica Brejeira nasceu no Sítio Salobro, zona rural de Messias Targino/RN, em 15 de setembro de 1884, e morreu em 31 de dezembro de 2003, aos 119 anos. Desde adolescente, cultivava o hábito de “fumar brejeiro” (cigarro de palha), daí o apelido, constituindo um verdadeiro desafio à ciência contemporânea, quando se associa o fato de ser descendente de escravos e ser mulher pobre do sertão nordestino.
Em breve, exporemos mais detalhes desse longo percurso que resultará em um importante documentário.
Tenho certeza que nesse evento vocês tiveram uma grande reciprocidade em relação a cultura. Que maravilha!
ResponderExcluirLindonete Câmara
Estou querendo comentar e ao mesmo tempo receoso pq meu último comentário pela 1ª vez não foi aceito. Sucesso para vcs da APOESC.
ResponderExcluirSantos de São Tomé/RN
Qualquer dúvida, Santo, contate com o gcarsantos@gmail.com
ResponderExcluir