terça-feira, 12 de julho de 2011

Primavera na França - Joelle Legrand




O inverno afastou-se levando seu cortejo de chuva , neve e nevoeiro. Após longos meses de descanso, a natureza volta à vida .
Os " perces-neiges" saem de terra, os primeiros botões aparecem e as andorinhas anunciam a nova estação .

Milagre de um balé entre a terra e o sol , os dias alongam-se e a temperatura aquece-se. Pode-se ainda ver contra tudo, certas manhãs, uma pequena geada tardia vir branquear o campo. Então, dá-se uma explosão de cores e aromas.
As árvores ganham algumas folhas de um verde terno e os prados ficam cheios de flores multicores e odorantes. As vacas deixam a cavalariça delicada para reencontrar os prados de erva gorda e regam-se anos riachos inflados pelo degelo da neve .
Nos jardins, os homens agitam-se, virando a terra antes das primeiras plantações e cortando os arbustos que, no verão, darão framboesas e groselhas.
Com a primavera, deixamos os casacos e o local do fogo para renascer numa vida mais sociável . As festas de aldeia multiplicam-se e cada um participa com entusiasmo .
Se vocês gostaram desta minha pequena narração, venham descobrir meu belo pais que em todas as estações tem muito encanto .


8 comentários:

  1. Que maravilha Joelle! Lendo esse seu belíssimo texto senti uma imensa vontade de conhecer o seu país. Estou realmente encantado com tudo que escreveu. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Amiga,você descreve muito bem a beleza exuberante da primavera de seu País.Senti vontade se conhecê-lo e apreciar tamanha opulência. Parabéns pela grande habilidade de escrever.

    Um grande abraço!

    Lindonete Câmara

    ResponderExcluir
  3. Bela narração poetisa!
    Seu País deve ser muito lindoooooooo.

    PARABÉNS!

    Rita de Cássia

    ResponderExcluir
  4. Belas palavras para Fotos belas. Tenho visto pela TV o quanto a França está bonita e o povo alegre. O verde exuberante encanta, imaginem na estação das flores. Parabéns Joelle pela ponte que você faz entre o Brasil e a França, enchendo-nos os olhos e despertando o interesse por seu belo país.

    ResponderExcluir
  5. Como essa minha amiga fracesa escreve e fala tão bem a língua portuguesa!!!!!. Estou te esperando com saudades.
    Roberto Gabriel

    ResponderExcluir
  6. Um, quanta saudade suas palavras me causam, Joelle. Espero voltar para ver novos dias de primavera nesta terra encantadora. Parabéns pelo belíssimo poema.

    ResponderExcluir
  7. Grande Joelle..digo grande por saber ressaltar as distintas culturas e belezas existentes entre os países que hoje ela se divide, isto é Brasil e França, sem diminuir ou menosprezar as riquezas da nossa terra. PARABÉNS mais uma vez!
    Luciene Araújo

    ResponderExcluir
  8. Obrigada meus amigos de tomar o tempo de ler os meus escritos. Estas pequenas trocas culturais são a nossa riqueza e o cimento da nossa amizade. Ainda obrigada!!!

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”