terça-feira, 24 de setembro de 2019

UM AMOR DE EVENTO PARA RECORDAR


UM AMOR PARA RECORDAR é o nome de um livro que virou filme. É a ele que faço alusão no título, pois se trata de um dos momentos mais emocionantes de minha vida.

Em 21.09.2019 foi lançado meu livro Um maço de cordéis - lições de gente e de bichos. Muitos foram os contratempos. Um deles, só para exemplificar, teve a ver com a morte de dois entes queridos de uma mesma numerosa família que iria ao teatro naquela noite; outro com uma grávida de sete meses que teve sangramento;  eventos concorrentes; chicungunya etc. Apesar dos muitos pesares, o lançamento foi um sucesso. Pessoas que eu não imaginava compareceram ao evento. Exemplos; O respeitado intelectual Aldenir Dantas (homem de múltiplos talentos) e minha adorável ex-professora de mestrado Ana Paz.

Disse-me Leonardo Beneson: "O evento foi espetacular, meu amigo! Não faltou nada."

Sem a ajuda de bons amigos, nada disso teria sido possível. Fiquei extremamente feliz com a participação do Trio Arapuá, composto por Tiago, Eduardo e Diêgo Cassiano. Hélio, o vocalista do grupo, mereceria um parágrafo à parte. Graças a ele o evento teve uma boa dinâmica. Sem a ajuda dele, o evento teria perdido muito. Justíssimos seriam os álibis que ele teria para não estar ali, mas esteve. Não apenas esteve: fez acontecer.

Emocionei-me com a vinda do hiper talentoso Ericleidson Lima. Tinha um show agendado para aquela mesma noite. Comprometera-se a cantar apenas uma música, mas nos brindou com várias. Estevam, grande violonista - provavelmente o maior da cidade - comprometera-se a fazer a abertura mas, devido as mortes citadas, não pôde vir. Seu filho, João Estevam, emocionou-me: Saiu do sepultamento e foi ao teatro já no finalzinho para pegar minha dedicatória. Peterson Javana quem até então eu não conhecia, não apenas divulgara o lançamento em seu perfil, mas foi um dos primeiros a chegar e a solicitar a dedicatória. Maciel Souza e Adriana Medeiros vieram doutra cidade para partilhar de meu regozijo naquele momento único, irrepetível.

Débora Raquiel e sua adorável mãe Lúcia demonstravam, em seu olhar, o regozijo de estarem ali vendo tudo a ocorrer tão bem. Débora filmava e fotografava sem parar tentando eternizar os melhores momentos. Nilson Rocha, dono da Web TV, também muito me alegrou com sua prova de amor à cultura e amizade genuína. Lembro de Oziel, um dos primeiros a chegar, de Wilson Filho (grande incentivador e mão ajudadora nos convites), Sânzia, Jailson e Sara...

Adriano Bezerra e sua adorável família mereceriam um capítulo à parte. Liane Bezerra e Andressa Nascimento protagonizaram pontos altos do evento. Andressa e Liane esbanjam simpatia e talento sempre que declamam. Não é à toa que já apareceram na tela da globo e já brilharam em tantos palcos. 

Como se já não fosse muito o que deles eu esperava, deram-se ao trabalho de decorar poemas de minha autoria e a declamá-los com tal desenvoltura e beleza que nem pareciam ser meus.
 Adriano Bezerra deu um passo além: fez um cordel em minha homenagem. Esforcei-me para não chorar. Vejam que presente:

AO POETA GILBERTO CARDOSO

Gilberto, sinceramente
Achas que enganas quem?
Fique sabendo o senhor
Que não enganas ninguém
Pra quê ficar se escondendo
Todos já estão sabendo
Que és um homem de bem.

Tem sorte aquele que tem
Na vida um amigo assim
Sempre pronto a ajudar
Quando vê que está ruim
Digo isso porque sei,
Pois quando mais precisei
Você muito fez por mim.

Vou contar só um "pouquin"
Quem é Gilberto Cardoso:
Pai de família exemplar,
Cidadão nobre e honroso,
Professor de profissão
Que vê na educação
Um caminho precioso.

Na arte é um talentoso
Seu dom é fenomenal
É poeta, prosador,
Cordelista genial...
Por mérito na poesia
Entrou para academia
E tornou-se um imortal.

Tem do homem o principal:
Caráter e muita humildade
Deve ser por tal motivo
Que sente a desigualdade
Quando ver o pequenino
Sendo escravo do granfino
Sem voz e sem liberdade.

Gilberto tem essa idade
Mas é feito um meninote
Se o cabra não for ligeiro
Ele chega e dá o bote
Basta falar distraído
Qu'ele muda no sentido
E lhe pega no pinote.

Não passa de um simples trote
Pra não ter mal entendido
Sem ofensa e sem deboche
De um jeito bem divertido
Só para descontrair
E o amigo se sentir
Cada vez mais acolhido.

Tudo aqui foi resumido
Pois Gilberto é muito mais
Dos humanos que conheço
Ele é dos mais legais.
Muito sucesso poeta!
Que atinja a sua meta
Você merece demais.

Adriano Bezerra (21/09/2019)

Mesmo imerecidas, estas estrofes tão bem construídas ecoarão em meu coração por muito tempo. Obrigado, Adriano!

Agradeço a Siomara, a Juracleide, a Deney Carla e esposo, bem como tantos outros que nem daria para citar sem tornar o texto demasiado longo e enfadonho. Gustavo e Alan Nedson também marcaram presença. Meu amigo João Maria e sua filha fizeram questão de chegar logo cedo. Detalhe: Ele estava doente, mesmo assim veio. Karla Angélica, que tanto me auxiliara na divulgação fez-se presente e muito contribuiu com sua simpatia. Aliás, levou gente consigo. Nizeuda Patrícia, filha do soldado Andorinha sobre quem já escrevi, também marcou presença. Meu amigo Marcelo Pinheiro, Fátima Pereira, Jéssica. Tive também a ilustre presença do notável professor Luis Negri, do IFRN. Como não sentir-se honrado com a presença de pessoas tão talentosas e cultas como Alessandro Nóbrega e Cristiane? 
Gilvan Oliveira, que tem desenvolvido trabalhos acadêmicos com base em textos meus chegou perto do encerramento, mas veio. 

Fiquei muito feliz com a vinda surpresa do múltiplo artista Francisco Martins, carinhosamente conhecido como Mané Beradeiro. Veio de Natal com este objetivo e decerto muito me emocionou.
Hoje escreveu em seu blog a respeito do evento.

Muitos ainda teria a citar - Josélia Queiroz e Dailva, por exemplo - mas o ponto final nervosamente me espera. Cristina Nunes, que tanto contribuiu incentivando outros a irem, Rogério Almeida que trocou os encantos de Natal por esta festividade e Roberto Gabriel bem sabem quão delicado é começar a citar nomes e esquecer algum amigo. O Sr Eudimar - homem que já teve o privilégio de dirigir para o ex-presidente Lula , não só veio como trouxe sua linda filha Juliana e seu filho Pedro Granjeiro.

Por fim, sinto-me extremamente feliz por ter merecido a confiança de Cleudivan, dono da CJA Editora, uma das mais expressivas do Nordeste. De acordo com suas palavras no evento, o livro já se encontra em mais de cem escolas do RN e tem tudo para se esgotar dentro de pouco tempo. Temos já alguns lançamentos agendados para outras cidades, inclusive para universidades.

Infinitamente grato sou a todos que por mim torceram, que me deram a mão, que apostaram na minha competência, que têm me procurado para justificar as razões de seu não comparecimento e para adquirirem o livro. Gente de outros estados e cidades - Zulene (MG e Washington Ribeiro (Barcelona)), por exemplo - têm feito tal procura. A todos que me incentivaram e ainda incentivam com palavras e ações, meu mais genuíno reconhecimento!























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”