quinta-feira, 2 de julho de 2015

PEQUENA HOMENAGEM AO GRANDE POETA DAS ÁGUAS - João Maria de Medeiros


Morre Hugo Tavares Dutra , um baluarte das lutas sociais. Um lutador incansável em favor da ética, da luta pela água, pelas adutoras, enfim, pelos menos favorecidos!

Durante uma entrevista que lhe fiz, por ocasião de minha especialização sobre sua obra poética (A CULTURA POPULAR NA POESIA DE HUGO TAVARES), ele falou um pouco dele e de sua obra assim:

"Na minha infância eu já me preocupava com as injustiças do mundo. Mas só quando me entendi de gente comecei a expor esse sentimento através da poesia. A minha história com a cultura popular está ligada a minha história. Eu sou uma pessoa humilde que nasci lá no Sertão da Paraíba, lá em Brejo do Cruz, com todo aquele sofrimento do povo , com a seca muito presente, com aquele sofrimento, coam a a falta de tudo.
Dentre todos os meus trabalhos, o que considero o mais importante é o projeto "CARTILHA CIDADANIA E ELEIÇÃO" , com a história do voto. Foi a Cartilha que fez sair doa anonimato, que me deu maior repercussão , com apresentações na TV CÂMARA, TV SENADO, INTER TV CABUGI, TRIBUNA DO NORTE. Eu até me pergunto como é que um simples um cordel como este consegue tanta projeção!"


Depois daquela entrevista, me debrucei sobre sua obra e conclui com êxito a especialização. Dias após a conclusão do trabalho, liguei pra ele e o agradeci, e de pronto ele com aquele jeito sério me disse: "agora sou que quero lhe entrevistar lá na Rádio Santa Rita.
Depois desta conversa com ele o tempo foi passando, e eu achei desnecessário realizar a entrevista.

Infelizmente veio a doença e o tirou de cena; um homem ainda com tanta inteligência, coragem pra lutar em favor do oprimidos, dos menos favorecidos! Mas quem somos pra entendermos os propósitos do Criador de todas as coisas!?

Coragem é a palavra que resume bem a figura humana de Hugo Tavares.
Um homem que defendia de forma dura suas ideias, mas as defendia com argumentos fortes, consistentes! Hugo era aquele que não gaguejava nem amarelava mesmo quando enfrentava momentos adversos!


Mas pra gente aqui fica um consolo: Um poeta nunca morre, pois sua obra se eterniza!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”