quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

LEMBRANÇAS DE UM ALUNO - Teixeirinha Alves


            Da escola, ao lado dos conhecimentos fundamentais a que a gente recorre ao longo da vida, ficam na memória as relações pessoais, em especial com os professores.
            Como posso esquecer a professora Martha Helena, do Primário, com seu jeito meigo, enérgico e firme de lecionar?! Ainda tive a honra de receber sua visita em casa, em uma noite de Natal de minha infância.
            E Monsenhor Raimundo Barbosa, eterno professor?! Inesquecíveis seus ensinamentos teológicos, éticos e morais! Qual menino(a) dava um “pio” em suas aulas, senão para tirar dúvidas ou fazer uma colocação pertinente?!
            E Nailson Costa, professor de Educação Física no Ginásio Comercial?! Ele me tranqüilizava de que o exame biométrico ao qual nos submeteríamos no Posto de Saúde não teria injeção, como meus colegas de turma (palhaços!) queriam que eu acreditasse. Anos depois, Nailson seria meu professor de Língua Portuguesa, deixando em mim o gosto pela leitura e o amor por nosso belo e inigualável idioma.
            Como não lembrar do professor Roberto Flávio?! Foi o primeiro docente que, em minha carreira estudantil, incrementou as aulas com pérolas do cinema, como “Sociedade dos Poetas Mortos” e “Em Nome de Deus”, por exemplo. A preocupação com as causas sociais e a política (a boa, a essencial!) era o cerne de seus ensinamentos.
            E João de Dula, hein?! Nosso inesquecível professor de Educação Física do Estadual. Quanto bom humor, quanto riso e descontração em suas aulas! Às vezes brincava, formando o time dos “farramés” (pernas de pau), no qual ele, humildemente, também jogava.
            E Dona Sânzia de Língua Portuguesa?! Calma, comprometida, pontual, competente,... Sem levantar a voz, possuía uma autoridade impressionante, que mantinha quietos e atentos até mesmo os mais rebeldes da turma.

            Hei de registrar outras destas lembranças em breve.

3 comentários:

  1. Meu eterno amigo Teixeirinha, recordar é doer, sentir, viver e ser feliz!!! Morro de saudade de meu passado de luta! Um abraço e que Deus nos abençoe com saúde e longuras de dias, para que sempre possamos viver cada segundo de nossas lutas! Acredite, nunca me esqueço de meus bons alunos e de minhas tão boas alunas!!!

    ResponderExcluir
  2. Teixeirinha, a saudade nos faz reviver um passado que jamais voltará, porém, nesse caso, nos trás momentos marcantes e fundamentais ao nosso desenvolvimento e compreensão da vida. Fico feliz em Roberto ter contribuído na sua visão crítica sobre as causas sociais. Ele foi meu professor e me transmitiu os mesmos ensinamentos. rsrs
    Nailson também foi um grande professor de português que trago como referência para minha vida de estudante, além de muitos outros docentes com outras marcantes disciplinas.

    Abraço e parabéns pelo excelente texto.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”