APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores)

A APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores), criada em 03.2010 em Santa Cruz -RN, existe para congregar amantes da cultura, apologistas e produtores da arte da palavra.


quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

LEMBRANÇAS DE UM ALUNO - Teixeirinha Alves


            Da escola, ao lado dos conhecimentos fundamentais a que a gente recorre ao longo da vida, ficam na memória as relações pessoais, em especial com os professores.
            Como posso esquecer a professora Martha Helena, do Primário, com seu jeito meigo, enérgico e firme de lecionar?! Ainda tive a honra de receber sua visita em casa, em uma noite de Natal de minha infância.
            E Monsenhor Raimundo Barbosa, eterno professor?! Inesquecíveis seus ensinamentos teológicos, éticos e morais! Qual menino(a) dava um “pio” em suas aulas, senão para tirar dúvidas ou fazer uma colocação pertinente?!
            E Nailson Costa, professor de Educação Física no Ginásio Comercial?! Ele me tranqüilizava de que o exame biométrico ao qual nos submeteríamos no Posto de Saúde não teria injeção, como meus colegas de turma (palhaços!) queriam que eu acreditasse. Anos depois, Nailson seria meu professor de Língua Portuguesa, deixando em mim o gosto pela leitura e o amor por nosso belo e inigualável idioma.
            Como não lembrar do professor Roberto Flávio?! Foi o primeiro docente que, em minha carreira estudantil, incrementou as aulas com pérolas do cinema, como “Sociedade dos Poetas Mortos” e “Em Nome de Deus”, por exemplo. A preocupação com as causas sociais e a política (a boa, a essencial!) era o cerne de seus ensinamentos.
            E João de Dula, hein?! Nosso inesquecível professor de Educação Física do Estadual. Quanto bom humor, quanto riso e descontração em suas aulas! Às vezes brincava, formando o time dos “farramés” (pernas de pau), no qual ele, humildemente, também jogava.
            E Dona Sânzia de Língua Portuguesa?! Calma, comprometida, pontual, competente,... Sem levantar a voz, possuía uma autoridade impressionante, que mantinha quietos e atentos até mesmo os mais rebeldes da turma.

            Hei de registrar outras destas lembranças em breve.