APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores)

A APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores), criada em 03.2010 em Santa Cruz -RN, existe para congregar amantes da cultura, apologistas e produtores da arte da palavra.


quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A cultura santacruzense está de luto - Hélio Crisanto


A cultura de Santa Cruz está de luto, acabo de perder um grande amigo e parceiro vitima de um infarto fulminante, o Poeta João Ferreira, assim como o chamava, talvez pressentindo a sua partida veio me visitar no trabalho, batemos um longo papo sobre música e poesia e por fim recitou-me alguns versos e rimos também, falou-me dos seus projetos futuros de lançar seu livro e do nosso programa no rádio, de repente começou a passar mal e pediu-me que o deixasse em casa. Poucos minutos depois recebo a noticia do seu falecimento. Va em paz poeta, que você seja bem recebido na morada de Deus. Um dia a gente se reencontra nos salões celestiais para falarmos de boa música e de poesia.
A cultura de Santa Cruz esta de luto, acabo de perder um grande amigo e parceiro vitima de um infarto fulminante, o Poeta João Ferreira, assim como o chamava, talvez pressentindo a sua partida veio me visitar no trabalho, batemos um longo papo sobre música e poesia e por fim recitou-me alguns versos e rimos também, falou-me dos seus projetos futuros de lançar seu livro e do nosso programa no rádio, de repente começou a passar mal e pediu-me que o deixasse em casa. Poucos minutos depois recebo a noticia do seu falecimento. Va em paz poeta, que você seja bem recebido na morada de Deus. Um dia a gente se reencontra nos salões celestiais para falarmos de boa música e de poesia.

15 comentários:

  1. Avisei pra papai(Antonio Branco). Foram grandes companheiros de cantoria.

    ResponderExcluir
  2. Minhas sinceras condolôncias à familia do meu amigo João.
    Mauricio Anisio.

    ResponderExcluir
  3. Gilberto, Hélio, para mim foi um grande choque saber dessa triste notícia, eu, assim como vocês, sei o quanto o Sr. João Ferreira era poeta e amante da cultura popular. Sempre que o encontrava era aquela alegria, pois ele fazia questão de recitar alguns poemas de sua autoria. O avistei a última vez, no dia 06 desse mês, sentado em uma cadeira em frente a sua casa quando na ocasião eu entregava panfleto eleitoral, e ele como sempre, com euforia, fez questão de recitar-me um poema e falei que voltaria em outro momento para falar-mos sobre poesia. Infelizmente, não deu tempo. Que Deus lhe conceda o Paraíso Eterno. Vai em paz nobre poeta!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era característica marcante de meu pai recitar algumas estrofes se não um poema todo,em qualquer ocasião de seu cotidiano e assim demonstrar seu trabalho literário que o orgulhava tanto.

      Excluir
    2. É Verdade jarlene painho adorava o q fazia e nos enxia de orgulho a cada vez e ele nos xamava e dizia: olha jarlene ou jadna leia esse poema q acabei de fazer o q achão? ficou bom? era sempre asim.... saudades são muitas..... fica com deus painho te amamos muiiito... exemplo de ser humano, homen com a doçura e a engenuidade de menino q fez essa grandeza toda transbordar de teu ser....

      Excluir
    3. É verdade jarlene ele sempre nos xamava e nos perguntava se seus poemas estavam bons.... quase todos os dia ele dizia: olha jarlene ou jadna leiam esse poema q painho acabou de fazer.... saudades são muitas de um homen impar com a ingenuidade e a doçura de um menino que transboradva do seu ser.... te amaremos p sempre

      Excluir
  4. ainda deixou-me um poema para que a gente recitasse no programa de sábado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Meu poeta" era assim como se referia para falar em,sobre,e com você,Hélio.

      Excluir
  5. Tive o privilégio de conhecer o poeta João Ferreira.
    Fico triste com sua partida, mas com a certeza de que sua poesia e seu espírito sempre estarão entre nós.
    Descanse poeta!

    ResponderExcluir
  6. O GRANDE POETA PARTE,
    MAS A SUA OBRA FICA
    DEIXA-NOS ENTRISTECIDOS
    E A CULTURA MENOS RICA
    MAS FICA O SEU LEGADO
    DE POETA CONSAGRADO,
    DE UMA ARTE BONITA.

    A CULTURA PERDE MUITO
    COM A PARTIDA DE JOÃO,
    POETA IMPROVISADOR
    DAQUI DO NOSSO TORRÃO
    HOMEM MANSO E CORRETO
    DE PROCEDIMENTOS RESTOS
    E POETA POR VOCAÇÃO.

    JOÃO MARIA DE MEDEIROS - POETA, PROFESSOR E CRONISTA

    ResponderExcluir
  7. Grande perda para a cultura de Santa Cruz. O poeta João Ferreira era um homem simples, educado e reto nos seus procedimentos. Era exemplo de cidadão; um bom cidadão.
    Além de mais,era exemplo de pessoa humana e de grande improvisador.Brincava com as palavras como ninguém...
    Que o Supremo Arquiteto o receba com o carinho que ele merece.

    JOÃO MARIA DE MEDEIROS

    ResponderExcluir
  8. Apaga-se uma estrela de simplicidade, alegria e POESIA: João Ferreira!
    Que Deus o coloque no melhor lugar e conforte seus familiares e amigos!

    ResponderExcluir
  9. Caros amigos,
    Esta é realmente uma notícia muito triste!
    Seu João Ferreira era meu amigo de longa data, desde o tempo em que ele era mais conhecido como “João do Crediário”.
    Respirava a poesia simples e pura das pessoas sinceras e amáveis.
    Espero que todo o seu acervo poético esteja preservado e que possa ser publicado/divulgado.
    Abraços a todos.
    José da Luz

    ResponderExcluir
  10. Com a morte de João Ferreira a poesia perde uma quota de sua simplicidade.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”