segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O Bonsucesso é um sucesso! - João Maria de Medeiros

 
 Estive recentemente, e pela primeira vez na comunidade Bonsucesso,
bem pertinho daqui.É um lugar  que eu tinha muita vontade de conhecer,
por incrível que pareça, pois já viajei para lugares bem mais
distantes, mas lá eu   não tinha ido ainda.
Ao chegar lá, fiquei impressionado com o que vi e ouvi. Aquele
povoamento, o maior do município, parece ser exemplo de organização
social e política. Lá, pelo que vi, prevalece  o espírito de união, de
cooperativismo, de luta de classe.

Impressionou-me os discursos feitos por pessoas do povo( Djalma
Confessor, Matias Alexandre), militantes ainda muito  jovens(os
filhos de Matias Alexandre e  o grande articulador Robério),  mas que
demonstram grande preparação para a vida pública.

Até a poesia se fez presente na voz de Neno, grande poeta popular, de
rimas perfeitas e sotaque nordestino, demonstrando também que a
cultura está viva e também tem vez no Bonsucesso.

O que vi naquela noite, naquela comunidade não confirma o que se falam
por aí das pessoas do Bonsucesso. Pelo contrário, ali há muita gente
sabida, preparada para a vida social, política e econômica, e que pode
servir de exemplo para as outras comunidades. Pode até soar como
exagero, mas vi ali um pouco de Canudos de Antônio Conselheiro.

Ali não é um Oasis; sei que lá também lá há muitos problemas, mas como
está organizada aquela comunidade, as soluções se tornam bem mais
fáceis de serem resolvidas do  que aquelas em que a desunião
prevalece.

Posso até está enganado, mas é essa a minha opinião.

***João Maria de Medeiros  é professor, poeta e cronista.

4 comentários:

  1. Grande João! Seu texto é por demais pertinente, uma vez que a imagem que se tem daquela localidade é de um povo cuja faculdades mentais não são das melhores. E essa é uma ideia que não condiz com a realidade atual, e faço essa afirmação exatamente por conhecer pessoas inteligentes e antenadas com as transformações sociais. Você foi muito feliz no seu texto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, João Maria, por esse maravilhoso texto sobre o Bom Sucesso! Tenho muito orgulho, ensinado por meu pai, de ser descendente daquela ilustre comunidade (meu avó paterno, Henrique Praieiro, era bonsucessense da "gema").
    Infelizmente ainda existe preconceito contra meus nobilíssimos primos!

    ResponderExcluir
  3. HENRIQUE PRAIEIRO ERA BONSUCESSENSE? TÔ SABENDO AGORA. PENSEI QUE FOSSE DE SÃO BENTO DO TRAIRI. ZOEI MUITO COM TEU AVÔ, NO BOM SENTIDO, CLARO! ERA GENTE DE PRIMEIRA!

    ResponderExcluir
  4. Nailson,

    Meu avô foi um aventureiro! Tenho muito orgulho da história dele. Nascido no Bom Sucesso, morou muito tempo no Brejo Paraibano (papai e alguns de meus tios nasceram em Solânea/PB), onde tomou muita cachaça e "traçou" muitas mulheres (êta vida bem vivida!). Veio terminar seus dias na simpática e querida São Bento do Trairi/RN, lugar em que sua última companheira ainda vive.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”