quinta-feira, 12 de julho de 2012

TÍTULO DE CIDADÃO (Convite) - Gilberto Cardoso dos Santos

Tornou o comandante: Eu por grande soma de dinheiro adquiri este direito de cidadão. Paulo disse: Mas eu o sou de nascimento. - Atos 22:28


Lembrei-me de Atos 22:28 ao ser comunicado por Adriano Bezerra, via celular, que Gilvandelma, da Câmara de Vereadores local, estava à minha procura para entregar a carta-convite que me me levará à concessão do título de cidadão. Recordei-me, também, de um trecho da entrevista com Marta Ferraroque nos disse:

"Gostaria de agradecer a todas as autoridades da cidade e os seus cidadãos por me dar o título de cidadã. Um título que nunca na vida eu sonhei receber."

Minhas palavras não difeririam muito das de Marta. Para mim é uma honra, não tendo prata nem ouro, como disse Pedro (Atos 3:6),  ser agraciado com tal reconhecimento. 

Pedro finalizou suas palavras desapontadoras com uma adversativa alvissareira: "Mas o que tenho isto te dou". Fiquei me questionando sobre as possíveis coisas que dei Santa Cruz nestes anos todos em que aqui resido. Basicamente, dei aulas e trouxe conhecimento a muitos de seus cidadãos legítimos, alguns dos quais encontro hoje na esfera política, religiosa e a alguns que optaram pela área empresarial. Outros tornaram-se funcionários como eu, enfermeiros, advogados... (um outro dia, estando na barbearia de Joelson, um a quem não reconheci passou pelo recinto e logo retornou para dizer-se profundamente grato pelo que lhe ensinei, acrescentando que se tornara bancário); à semelhança do que Pedro fez com o pedinte, aprumei alguns versos de pé quebrados que correram a la Rubinho Barrichelo nas páginas de alguns cordeis e me trouxeram certa notoriedade; dei à cidade o espaço virtual chamado Blog da APOESC e através do "APOESC Recitando o Sertão" ajudei a abanar a fumegante chama da cultura local.

Se a minha querida colega de trabalho, a vereadora Odete, e todos aqueles que votaram pela minha indicação viram isto como sendo mais importante que prata e ouro, é sinal que ainda há na esfera política quem reconheça o devido valor da arte e da educação.

O comandante, no texto bíblico, disse que adquirira seu título por grande soma de dinheiro. Como Paulo, posso orgulhar-me de não ter dependido disto e mais ainda por nem ter precisado nascer aqui. Se fosse depender disto, jamais me tornaria(m) cidadão.

A cerimônia ocorrerá amanhã à noite, no Teatro Candinha Bezerra, a partir das 19h. De qualquer modo me faria presente a esta cerimônia, pois  o senhor Aderson Leão, da clínica Trairi, também receberá tal título e havia me convidado. Obviamente quando vi no envelope o "Ao Ilustríssimo Senhor Gilberto Cardoso dos Santos", senti uma motivação a mais para comparecer àquela casa de espetáculos, pois não é todo dia que a nós se dirigem utilizando termos tão respeitosos. Ali, serei parte de uma constelação. Vagalumearei timidamente mas com muita felicidade  por entre as estrelas do legislativo.

Ali espero encontrar os brilhantes colaboradores deste blog: Hélio Crisanto, Teixeirinha, Eduardo Paulo, Alessandro Nóbrega, André, Débora Raquiel, João Maria, Lindonete, Nailson, Joseni, Aldenir, Dona Cleudia, Adriano, Zenóbio (com a equipe de TV e câmeras), Camilo Henrique, Ivanilson, Marcos Cavalcanti, Maciel, Marcelo, João Estevam, Rita Luna, Dr. Epitácio e demais porventura penalizados por minha deficiente memória.

A presença de vocês certamente muito contribuirá para abrilhantar este momento único.

23 comentários:

  1. Gil, você é merecedor, pois o que você oferece a S. Cruz vale muito mais do que ouro ou prata. Parabéns e um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Titulo mas do que merecedor mano véi pelo o que voce tem feito por essa cidade. vamos marcar presença e parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Titulo amplamente merecido ! Parabens Gilberto

    ResponderExcluir
  4. Ô, Gilbertão! Cidadão santacruzense, hein? Qual será a próxima condecoração? Dizem que vc dá pra "Sir". A rainha tá marcando passo! :P Obrigado pelo convite. Não vou pq lá tem microfone e nessas circunstâncias a plateia se torna lugar de risco pra qualquer desavisado. Mas, brincadeira à parte, não vou mesmo é pq não posso. Não faz mal, vai um abraço, pelo menos. Parabéns, cidadão!

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS GILBERO. VC MERECE POR DEMAIS.

    PAULO

    ResponderExcluir
  6. Vixe, Gibão (que não confundam com aquele macaco das florestas tropicais da Indonésia) tá ficando importante, hein! Brincadeiras à parte, nobre amigo: ser santa-cruzense e ter você associado (de direito) à cidade torna Santa Cruz um lugar melhor.

    Parabéns pela merecida honraria!

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNS SENHOR GILBERTO.
    VC PROMOVE CULTURA NESSA TERRINHA DE S.CRUZ E MERECE ESSE TÍTULO.

    TEREZINHA DE TANGARÁ/RN

    ResponderExcluir
  8. Amigo Gilberto, jamais poderei falhar em um dos dias mais importantes para ti, tenho certeza! Amanhã estaremos em Monte Alegre no II Fórum do agreste cultural, torço para chegar no horário exato para um momento tão célebre, tão grandioso! Um título mais que merecido!

    Débora Raquiel

    ResponderExcluir
  9. Amanhã estaremos no II Fórum de Cultura em Monte Alegre amigo Gil, mas não falharei, muito embora chegue atrasada...um momento tão grandioso desses merece comemoração...Necessito ser testemunha ocular desse grandioso momento...honrarias para um "cidadão" nobre e plural!!!

    ResponderExcluir
  10. Gilberto é um poeta, professor e grande cidadão por onde ele passe. E nós que habitamos nesta cidade quem tivemos a sorte de contar com esse camarada morando aqui entre nós e dando uma grande contribuição para educação, para a cultura e para a cidadania.

    Grande abraço ao caro Gilberto Cardoso que muita me honra com sua amizade.

    ResponderExcluir
  11. Gilberto, sua contribuição na educação e na cultura da nossa cidade com certeza tem sido de grande valia. Esse título só está oficializando o que você já era de coração: Cidadão Santacruzense. Parabéns conterrâneo!

    ResponderExcluir
  12. PARABÉNS GRANDE GILBERTO,VC MERECE ESSE TÍTULO. NÃO BAIXE A CABEÇA DIANTE AS CRÍTICAS,SEU BLOG CONTINUARÁ DE PÉ,NÃO IMPORTA QUEM ESTARÁ NELE. PARABÉNS CIDADÃO SANTACRUZENSE,NEM SABIA QUE VC NÃO ERA DAQUI. TENS SERVIÇO PRESTADO NA COMUNIDADE. SEU BLOG É 1000.

    JOANA

    ResponderExcluir
  13. parabéns mestre. vc merece muito!

    Pedro

    ResponderExcluir
  14. A população da Santa Cruz de Rita de Cássia está reconhecendo uma grande dádiva: Ter entre seus filhos Gilberto Cardoso dos Santos, "O Poeta da Amizade".
    Epitácio Andrade

    ResponderExcluir
  15. Agradeço DEMAIS a todos vocês que se deram ao trabalho de postar algo neste tópico. Com certeza isto é bem mais importante que o título que receberei hoje à noite. Os que puderem, estejam lá. Os comes-e-bebes prometem!

    ResponderExcluir
  16. Grande Gilberto Cardoso,

    Fico feliz em saber de mais um título que recebes como fruto do teu trabalho pela cultura de Santa Cruz. Como disse Hélio: mais do que merecedor. Acredito que muitos outros títulos virão, inclusive acho que o próximo você receberá do Comitê Olímpico Brasileiro como maior nadador do circuito de rios do RN.

    Forte abraço!!!! E que Deus continue o abençoando.

    Camilo Henrique

    ResponderExcluir
  17. Parabéns,ilustríssimo Gilberto!

    Tu és grande merecedor desse título,pelo trabalho cultural desenvolvido em Santa Cruz.
    Sinto-me honrada pelo convite e te agradeço pela lembrança, mas, essa distância não me deixará presente nesse grandioso evento.

    Fico feliz por você! Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Gilberto,

    Como santacruzense nato, saúdo a sua chegada oficial à condição de filho de Santa Cruz/RN.

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  19. ILUSTRÍSSIMO SENHOR GILBERTO CARDOSO DOS SANTOS

    Na memorável canção “Cidadão”, Zé Geraldo assim começa: “Tá vendo aquele edifício moço? Ajudei a levantar”. Muita justa e apropriada será a titulação que você receberá.
    Santa Cruz hoje lhe abraça como um notável CIDADÃO que ajuda a levantar a arquitetura cultural desta cidade. Disponibilizar os seus conhecimentos, o seu tempo e a sua vida nas mais variadas atividades culturais que você empreende e participa indica não apenas a sua notoriedade como um fato qualquer. Esta doação de saber revela a sua grandeza de valores e sentimentos voltados, na maioria absoluta das vezes altruisticamente, para o deleite cultural de todos (tantos aos nominados quanto aos anônimos) que desfrutam do conjunto de sua obra.
    Aplausos aos Vereadores que abraçaram a iniciativa da concessão.
    Você merece, caro cidadão santa-cruzense! Que os louros dessa homenagem acrescentem mais vigor à sua produção cultural.

    ResponderExcluir
  20. parabéns grande profº. vc merece isso e muito mais.
    grande homem!!!

    Jailsom do maracujá!

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Francisca Joseni dos Santos13 de julho de 2012 às 14:15

    Parabéns" Professor Gilberto!

    Que cousas fizeste à Santa Cruz - RN para receberes o honroso título de cidadão santa-cruzense? responder-te-ei com tuas próprias palavras:
    "Basicamente, dei aulas e trouxe conhecimento a muitos de seus cidadãos legítimos, alguns dos quais encontro hoje na esfera política, religiosa e a alguns que optaram pela área empresarial.

    Read more: http://apoesc.blogspot.com/2012/07/titulo-de-cidadao-convite-gilberto.html#ixzz20XUSPZGI

    ... e mais é um profundo divulgador e incentivador da arte e cultura através de diversas ações que desenvolves no município e além fronteiras.
    Parabenizo-o e, certamente, és mais do que merecedor deste título tão importante.
    Agradeço o convite. Não estarei presente na solenidade de entrega desta honraria por encontrar-me em Natal-RN.

    Felicitações.

    Francisca Joseni dos Santos - Professora

    P.S.: És PROFESSOR - por esta missão e profissão mereces muitas honrarias, pois, tu és eternamente um FORMADOR DE OPINIÃO.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”