quinta-feira, 12 de julho de 2012

DISCUSSÃO SOBRE DEUS NO BLOG DA APOESC - Aldenir Dantas



Esta é uma rica e complexa discussão que pode conduzir a labirintos intricados mas que também pode contribuir para uma melhor elaboração dos conceitos acerca da causa inteligente geradora do efeito inteligente que somos nós. E quanto à fé, acredito que a verdadeira é aquela capaz de encarar frente a razão. Sabemos que a concepção de deus evoluiu, ou pelo menos deve evoluir, com o pensamento humano. Todavia, o antropomorfismo presente em muitos segmentos religiosos vem se tornando algo indigesto para muitos, cujos intelectos não comportam um ser superior que barganha e que, conforme Einstein, "joga dados com o mundo". Acho que este espaço comporta, sim, uma discussão dessa natureza, uma vez que não visa converter ou desconverter ninguém, mas refletir, especialmente do ponto de vista filosófico, acerca de algo que, existindo (acredito nisso) não é exclusividade de nenhuma religião, cristã ou não cristã, pois, se assim fosse, não seria Deus. 

Abraço aos amigos da APOESC

Aldenir Dantas é líder do movimento espírita local, poeta, cronista, funcionário da Caixa Econômica Federal e um homem profundamente apaixonado pela cultura nordestina. Vez por outra enriquece nosso blog com excelentes textos.

4 comentários:

  1. Penso como Aldenir.
    Nada tenho contra alguém que porventura abomine esse tema.
    Alguns adoram discutir futebol, outros política, cultura... e muitos (crédulos e incrédulos) gostam de filosofar sobre temas espirituais.
    Qualquer um desses temas, quando tratados com a devida atitude, podem conduzir a maior (auto)conhecimento e aperfeiçoamento de caráter.

    ResponderExcluir
  2. TB CONCORDO. O BLOG TEM QUE POSTAR TODAS AS DISCUSSÕES QUE DIZEM REPEITO AO INDIVÍDUO. E QT AOS COMENTÁRIOS,OS QUE PARECEM DESCONHECIDOS TB TEM NOME,A PESAR DE NÃO SEREM RECONHECIDOS POR MUITOS.

    PAULO

    ResponderExcluir
  3. Acho maravilhosa a ideia de se falar sobre religião de forma racional, pensante, filosófica, e não tão somente de um ponto de vista dogmático, pois sabemos que quando resolve-se falar em religião sobre uma perspectiva dogmática não se chega a lugar algum na discussão, pelo contrário, só ocorre troca de farpas...de acusações ... Sou seguidor da teoria que religião é um fato social, e como todo fato social é fruto da criação humana, dos seus anseios, de seus medos, de suas inspirações e aspirações...o mundo é uma grande colcha de retalhos, e esses retalhos são exatamente as religiões de cada povo, conforme cada cultura...cada povo criou seu deus e os argumentos que legitimam sua razão de ser, por isso, não se pode - dentro de uma perspectiva religiosa - dizer que "a minha religião é a certa" em detrimento de qualquer outra, pois não se pode comparar algo que não tem a mesma base fundante, isto é, a cultura. E Deus?? Esse ser supremo que põe medo e temor em todos...existe?? E se existe ele foi tão egoísta ao ponto de escolher determinadas pessoas para lhes dar a salvação , condenando todo o resto a condenação??? Daí surge inumeras perguntas, como por exemplo "fulano nasceu no Brasil e com isso teve a sorte dada por esse deus de nascer em um país cristão e consequentemente ter a chance de conhecer-lo ...aí ele teve a oportunidade de seguir seus mandamentos e quem sabe ser salvo!! E aquele outro ser humano que não teve como escolher onde nem de quem nascer...nasceu lá na India de pais indianos e sequem o induismos...não teve a oportunidade de conhecer o "único Deus que salva q é o Deus Cristão"...aí ele simplesmente vai pro inferno por não ter tido a chance de nascer em um país de cultura cristã??? Isso é um verdadeiro absurdo do ponto de vista de lógica humanista, assim chega-se mais uma vez ao ponto inicial dessa minha fala, que é a de que religião é criação do homem e, consequentemente, cada uma criou o deus que melhor suprisse suas necessidades!!! Se existe mesmo um SER todo poderoso que mora lá nas nuvens e que fica lá de cima só jogando esse jogo de xadrez com os humanos ...eu não sei...porém, não será por isso q deixarei de ser um ser pensante e passar a simplesmente acreditar em algo por me ter sido imposto na base do medo de castigos !!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”