sexta-feira, 6 de julho de 2012

O Perigo da Opinião - Teixeirinha Alves


Ao longo da História, milhões de pessoas foram mortas devido às suas opiniões.

Sócrates, na Grécia Antiga, foi obrigado a tomar cicuta porque discordava do modo de pensar dominante. Giordano Bruno (para citar apenas um gênio) e tantos outros notáveis pensadores da Modernidade também morreram por causa de ideias distintas das que prevaleciam em cada período.

Nossa cruel Ditadura Militar (1964-1985) deu-nos vários exemplos disso. Até mesmo a Presidente Dilma Rousseff sentiu as agruras da prisão (naquela época, uma quase morte) por ver as coisas sob uma ótica incompatível com a dos generais no poder.

O grande número de assassinatos, nas grandes cidades brasileiras (e em algumas pequenas), de jornalistas, radialistas, blogueiros,... corrobora o que venho afirmando: opinar com firmeza e destemor contra o status quo (principalmente o econômico e/ou o político) é quase como apontar uma arma para a própria cabeça.

A Democracia, especialmente a nossa tupiniquim, precisa aparar essa cortante aresta; pois nada avança sem o pensar diferente, a contrapartida, o outro lado, a discordância.

Soam-me aos ouvidos, as célebres palavras do protagonista Riobaldo em “Grande Sertão: Veredas”: “Viver é muito perigoso!”. Eu acrescento: Opinar firmemente é mais perigoso ainda!

Teixeirinha

14 comentários:

  1. Caro Teixeirinha:

    Coincidentemente ontem, enquanto aguardava alguém no hospital, tive ideias semelhantes e planejei escrever algo parecido. Considere-me um coautor devido minhas ideias inexpressas (risos).
    Parabéns por mais esta cápsula dose única, tão pertinente hoje.

    ResponderExcluir
  2. Caro teixeirinha, feliz demais pela volta ao nosso blog, mesmo sabendo que és leitor assiduo, acho que as opiniões são importantes sim, principalmente num pais onde reina a democracia. o que sou contra é quando as pessoas opinam de forma anonima para ferir a imagem de alguem, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. O sempre lúcido Teixeirinha nos brinda com um texto curto em sua extensão, mas gigantesco em sua essência. De sua leitura, Teixeira, cheguei a conclusão de que é mais heroíco aquele que morre ou é morto por seus ideais, do que aqueles que morreram nos campos de batalha, lutando, geralmente pelas loucas ideias de outros. Viva a liberdade de expressão, sobretudo a autêntica, ou seja, aquela que não é apócrifa, pois nesta, quase sempre reside a covardia.

    ResponderExcluir
  4. é verdade teixeirinha,por isso as pessoas tem medo de comentar e dá sua opinião.

    joana

    ResponderExcluir
  5. Feliz demais Teixeirinha com o retorno das suas brilhantes reflexões ao blog. A opinião por ser interpretada de diversas maneiras pode sim ser muito perigosa, capaz de causar grandes conflitos como temos visto diariamente mundo a fora. Parabéns e espero que essa sua volta seja agora pra ficar. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. CONCORDO TEIXEIRINHA. TENHO MT CUIDADO EM COLOCAR MEU PONTO DE VISTA EM TUDO,NÃO SEI SE É BOM OU APENAS RUIM.

    PEDRO

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNS! TEIXEIRINHA. NÃO SEI SE ESTA MINHA MENSAGEM VAI SER VISTA. POIS NOSSOS COMENTÁRIOS SÓ TEM DIREITO DE SER VISTO, AINDA, SE APROVADO PELOS RESPONSÁVEIS DOS BLOGS.

    ELIAS ESTEVAM PIMENTEL DAMASCENO

    ResponderExcluir
  8. No Censo de 1980, que tinha como slogan FALA BRASIL, em pleno ainda período ditatorial, decorei os versos de um poeta, que não faço aqui justiça ao seu nome porque não lembro, mas exponho na íntegra, uma das estrofes de sua autoria que corrobora com o pensamento do colega Teixeirinha.

    "Eu vi pelos quatro canto
    Cartaz pru qui e pru li
    Dizeno fala Brasi
    Conta teu riso e teu pranto
    Chega me deu um espanto
    Deles mandar eu falar
    Eu não quis nem budejar
    Só temendo desengano
    Pois faz mais de vinte ano
    Que eles manda eu me calar."

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Excelente análise, Teixeirinha. Embora os anos de chumbo da ditadura já se tenham ido, nuvens negras ainda turvam os horizontes da liberdade de comunicação, sobretudo nalgumas veredas do sertão e do norte, onde o poder privado é aplicado antes da lei.
    Parabéns, caro amigo e verdadeiro sociólogo.

    ResponderExcluir
  11. concordo com elias. muitas vezes a gente comenta e o comentário só é postado qd os reponsáveis dos blogs aceitam ou qd faz parte do raciocínio deles ou delas.

    ResponderExcluir
  12. Boa reflexão,Teixeirinha!
    Concordo com seu brilhante pensamento a respeito da opinião!
    Aliás,você sempre brilha na APOESC,escreva mais vezes.

    ResponderExcluir
  13. Teixeirinha, o Grande! Que bom voimicê ressucitou! Tem uma frase dum cabra que diz assim, acho que é assim:"Posso até não concordar com o que você diz, mas darei a minha vida para que você tenha o direito de dizê-la!" Acho que é de Voltaire. Não é ocaso de seu texto, até porque concordo com tudo dito por voimicê. Sou lá besta discordar duma fera dessas! Seja bem voltado!

    ResponderExcluir
  14. Puxa, que alegria receber comentários dos "figurões" deste blog! Obrigado a todos pelas palavras! Sou aprendiz de feiticeiro, e as lições mágicas aprendo com vocês.
    Acho a área dos comentários tão nobre quanto a dos textos principais, por isso "passeio" sempre por ela; de vez em quando, dou um "pulinho" e "penduro" algo no corredor principal, como esse texto.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”