quinta-feira, 8 de março de 2012

AS MULHERES E SUAS COISAS - João Estevam


No dia 8 de março comemora-se o dia internacional da mulher. A mulher é aquele ser complexo que, nós homens, amamos. Sou casado há quase três anos e vez ou outra sou surpreendido por uma novidade. Minha esposa faz parte do time das feministas... “direitos iguais”... “igualdade de gêneros”... “vamos queimar os sutiãs pra protestar”... blá, blá, blá – toda aquela conversa preconceituosa que faz parte do discurso feminista e que frequentemente temos que ouvir calados. Mas em algumas situações a mulher se exclui do direito da igualdade, uma delas é quando nossas amadas guerreiras se defrontam com uma Periplaneta americana.

Mês passado estava eu assistindo um filme – nesses momentos me concentro bastante no filme e praticamente esqueço o mundo – quando um grito desfez meu quase transe, então, eis que surge minha esposa ofegante e diz: – tem um monstro na cozinha! Vá matar! Para minha surpresa e descontentamento era um belo exemplar de barata com uns 3 pra 4 centímetros e que me fez perder uns bons 10 minutos em seu extermínio, pois ela ficava voando na cozinha, além de se esconder atrás do armário e da geladeira. Enquanto duelava com a barata me lembrei de um texto que li a respeito delas e de duas curiosidades, a primeira é que são resistentes a bombas atômicas e a outra é que surgiram a mais de 400 milhões de anos. Desde então, o veneno pra baratas faz parte de sua lista de compras do mês.

O alemão Franz Kafka em seu famoso livro “A metamorfose”, de 1915, descreve de forma magistral um personagem que acordou um belo dia e se viu transformado em um inseto horrível com um “dorso duro e inúmeras patas”, possivelmente uma barata, imagino se o Gregor Samsa fosse casado como essa história acabaria diferente.

É isso. Como disse uma vez um amigo meu: “mulher é pra quem pode, quem não pode... muda de lado...” . Parabéns a todas as mulheres pelo seu dia.

Um comentário:

  1. gostei da história da barata. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk mas,tb defendo os direitos iguais. todos os seres pensantes são humanos e merecem total respeito.

    Joana

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”