quarta-feira, 1 de junho de 2011

KIT ANTI-HOMOFOBIA - Por Zé Neto




KIT ANTI-HOMOFOBIA


A arremetida que deu a Presidenta Dilma quanto a distribuição do “kit anti-homofobia” nas escolas públicas representa duas coisas. A primeira é que a opinião pública não aceita ou faz vista grossa a nenhuma ação do nosso governo e a segunda é a revelação da imaturidade política da Presidenta, que acreditou poder levar a termo uma idéia com um campo tão amplo para discussões.

Na era da internet, da informação de massa e em tempo real, é inconcebível que qualquer ato que venha de alguma esfera do governo e que diga respeito à população em geral passe despercebido. Assim foi com esse famigerado “kit anti-homofobia”, que nada mais é do que um aparato do governo tentando coibir a homofobia que, diga-se de passagem, é um crime, porém é um aparato deturpado, pois, mais do que coibir a homofobia, incentiva a homossexualidade. Foi um projeto guiado por homossexuais, portanto, tendencioso. E a opinião pública, que não pode ser acusada de homofóbica, tendo em vista sua pluralidade, apenas cobrou do poder público clareza neste projeto anti-homofobia.
Tal assunto, dado a sua natureza e suas possibilidades de discussão, foi debilmente debatido. Esferas importantes da sociedade não foram participantes de qualquer discussão a respeito do tema.A idéia era simplesmente implantar o conteúdo anti-homofobia nas escolas através do Ministério da Educação e aguardar os resultados. Foi no mínimo imaturidade de Dilma ou má fé de sua assessoria, que deixou as coisas acontecerem de forma obscura.

A homofobia é um crime. Se fazem necessárias campanhas que coíbam tal crime. Mas a homofobia também é um assunto delicado e não pode ser tratado de qualquer jeito. Não vamos ser hipócritas e dizer que tudo pode e que está tudo bem. Não é bem assim. Talvez chegue uma época em que tudo seja normal, mas agora não é o caso. Por enquanto, nos resta comemorar o bom senso que fez com que a Presidenta abortasse a missão de distribuir o “kit anti-homofobia” e lamentar a negligência dos produtores que desperdiçaram dinheiro público com um projeto mais agressivo do que educativo para nossos jovens e adolescentes.

7 comentários:

  1. Texto muito bom zeneto, agora so resta dilma fazer uma promoção: troco um kit anti-homofobia por um kit homo-sapiens.

    ResponderExcluir
  2. Eita poeta, agora mexeu comigo, falou a minha história também, belo poema.

    ResponderExcluir
  3. Caro Gilberto, eu discordo de sua opinião pelos seguintes motivos.
    Primeiro: você afirma que: o material proposto incentiva a homossexualidade. Esta afirmação tem como premissa a ideia de que a homossexualidade é adquirida, aprendida e não algo natural. Onde estão as evidências que corroboram essa afirmação? Muito pelo contrário, a psicologia, já há muito tempo entende que a homossexualidade é algo natural, uma característica que o indivíduo traz consigo desde seu nascimento.
    Segundo: Você sabia que o Kit anti-homofobia está incluído dentro de um programa amplo do governo federal-Brasil Sem Homofobia-e que tem o aval de instituições competentes como a UNESCO e o CFP? Vai dizer também que esses órgãos estão cheios de homossexuais e, portanto, seus pareceres são também tendenciosos?
    Dilma só suspendeu o material por pressão da bancada religiosa que ameaçou pedir que o ministro Paloci desse explicações sobre seu patrimônio volumoso. Simples jogo político.
    É dever do estado: assegurar a igualdade de direitos entre todos seus cidadãos. O estado deve legislar para todos e não para a maioria.
    Você acha que se no tempo da escravidão no Brasil, para que a mesma acabasse, tivesse sido evocada a opinião da maioria, a liberdade dos negros teria sido alcançada?
    E com relação aos direitos das mulheres?
    É obvio que não.
    Para finalizar:
    O Kit anti-homofobia é um material necessário para promover o debate sobre a violência contra toda comunidade GLBT. E para que as novas gerações entendam que a opção sexual é algo de foro íntimo. Portanto é irracional agredir, discriminar quem tem uma opção diferente da sua.

    ResponderExcluir
  4. Caro Diógenes Fagner
    comentarista dileto
    o texto do qual discorda
    foi escrito por Zé Neto
    Sinceramente eu não sei
    se o que chamam Kit Gay
    é correto ou incorreto.

    ResponderExcluir
  5. A intenção do texto é essa: causar o debate.MAs peço, caro Diogenes, qua releia o texto.

    ResponderExcluir
  6. O mundo é gay, tem muita gente irrustida que o casamento heterosexual serve só de aparências.

    ResponderExcluir
  7. QUANTO AO COMENTÁRIO DE DIÓGENES E A RESPOSTA DE GILBERTO! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”