quarta-feira, 1 de junho de 2011

COM QUE MORAL? - Marcelo Pinheiro


COM QUE MORAL?



Outro dia comecei, por curiosidade, a anotar e enumerar os grandes absurdos que ocorrem em algumas instituições públicas do Brasil. Só consegui catalogar um. Não que não existissem mais, mas porque logo percebi quão desgastante e infrutífero seria derramar o suor do meu rosto. Ademais, não teria tempo, nem espaço para guardar tanta informação, pois o HD do meu notebook só armazena até 160G.


O primeiro grande absurdo - capaz de me desestimular logo de cara a continuar enumerando - foi o seguinte: quem julga os políticos corruptos, em 2ª e 3ª instâncias, são os juízes nomeados por eles próprios.


Funciona assim: a governadora R. nomeia Fulano como desembargador do TJ, o qual poderá integrar também o TRE. Se o prefeito que ajudou a eleger a governadora R. fizer qualquer besteira, será julgado pelo desembargador Fulano.


Que isenção moral teria um ministro indicado por Lula ou Dilma ao STJ para julgar um governador do PT?


Com que moral, ou qualquer outra coisa, o desembargador Fulano julgaria o prefeito/apadrinhado da governadora que o nomeou?


Ora, se tem um sentimento que essa gente não despreza é a gratidão!

6 comentários:

  1. Ótimo texto, Marcelo!

    Realmente, meu amigo e nobre advogado, como nós, cidadãos, poderemos acreditar no julgamento imparcial dos políticos corruptos/corruptores deste país?!

    ResponderExcluir
  2. Poxa esse blog ta tão bom, assunto de política estraga tudo.

    Andrei

    ResponderExcluir
  3. Caro Andrei, não devemos evitar falar de política, ao contrário, debater pode ser uma saída. Veja que nosso enfoque não é fazer proselitismo político, mas observar como o sistema se organiza e se move.

    Marcelo Pinheiro.

    ResponderExcluir
  4. Ótima observação do Marcelo, me fez lembrar um livro de um antropólogo brasileiro, Marcos Lanna, se não me engano, onde o mesmo em tal obra faz uma bela análise da relação de apadrinhamento político no Nordste brasileiro, o livro se não estou enganado é A Dádiva Divina.

    ResponderExcluir
  5. Marcelo, talvea seja o momento de você desenvolver uma tese sobre esse tema. A Rede Globo tem uma iniciativa chamada INOVARE que destaca as principais idéias inovadoras para melhorar a Justiça Brasilera. Você, do alto de competência, poderia nos brindar com essa boa nova. Não se omita, doutor!

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Marcelo!
    O Brasil só continua sendo esse “maravilhoso País “,porque uma maioria se omite a falar publicamente de política.Talvez seja por medo de se expor,por alienação ou quem sabe pelo desconhecimento do assunto e enquanto o silêncio continua,a corrupção fala mais alto.
    LINDONETE

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”