sexta-feira, 13 de maio de 2011

A LEI FORA DA LEI


A LEI FORA DA LEI

A ministra Ana de Holanda, do Ministério da Cultura, a mesma que em março liberou a captação de R$ 1,3 milhão de incentivos para pagar um blog da cantora Maria Betânia, agora liberou através da lei Rouanet, lei federal de incentivo a cultura, a captação de R$ 1,8 milhão, para a nova série de shows da cantora Bebel Gilberto (que tem nacionalidade americana), por onze cidades brasileiras, mais a gravação do seu DVD. Bebel é filha do cantor João Gilberto, sobrinha dos irmãos, Ana de Holanda e Chico Buarque de Holanda e filha da outra irmã destes dois, a cantora Miúcha. Os três maninhos, o ano passado, participaram ativamente da campanha vitoriosa de Dilma Roussef. Coincidências a parte, um leque de perguntas pairam sobre nossas mentes: será que a nobre ministra não esta sendo generosa demais quando se trata de liberar verbas aos seus “afilhados”? será que atitudes como essas, não estão contribuindo para uma elitização da nossa cultura? Será que os artistas populares do nosso pais tem esse tipo de incentivo?, enquanto isso, por essas glebas, prossegue a nossa saga de mendicância, quando se trata de evento cultural.

Hélio Crisanto

5 comentários:

  1. Parabéns Hélio pelo texto, que traz uma reflexão tão pertinente quando à farra do dinheiro pública na promoção de alguns projetos culturais, no mínimo, muito suspeitos. Não é à toa que a tal Ministra está sob a artilharia de fogo da imprensa, seja pelas diárias indevidas ou pelas mancadas no setor cultural. Vamos botar a Bebel pra cantar: Iholanda!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Leia-se: dinheiro público.

    ResponderExcluir
  3. Pois é marcos, sinistra demais tais quantias, é muito dinheiro pra poucos

    ResponderExcluir
  4. Hélio,

    Que texto excelente e pertinente (rimou!).

    Além do conteúdo importantíssimo para o conhecimento de qualquer cidadão brasileiro (em especial para os que militam na Cultura), você nos mostra o quanto também é "porreta" quando toma outro caminho que não o dos versos!
    Aguardo sempre suas letras (em verso e/ou prosa)!

    ResponderExcluir
  5. Hélio, quem tem teto de vidro não joga pedra na do vizinho.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”