segunda-feira, 30 de outubro de 2023

ATLETAS BEM DISPOSTAS

 


ATLETAS BEM DISPOSTAS


Ali na recepção do prédio, sentadas em um banco que dava para a piscina, planejavam cuidadosamente aquele desafio. Você acha que vamos gastar quanto tempo para subir? Bem, levando em consideração um minuto para cada andar, no máximo daqui a meia hora estaremos concluindo. Vamos combinar que a cada cinco andares nós descansaremos pelo menos uns quatro minutos. Veja bem: trinta dividido por cinco, multiplicado por quatro e acrescentado de mais trinta teremos cinquenta e quatro minutos de subida. É muito, mas mesmo assim ainda dá tempo para eu assistir à novela, quando terminar.

O médico havia passado exercícios físicos, e para começar resolveram suar na escada do edifício. Será que conseguiremos? Concordavam sobre o bem que faria ao coração, a melhoria na qualidade de vida, o sono bem-dormido... 

Lembraram-se que deveriam cronometrar porque a meta de cada dia seria diminuir o tempo em pelo menos um minuto até ao extremo cansaço. Deixe para ativar o cronômetro quando estivermos no pé da escada. 

As duas riram fazendo pouco de uma moça que esperava o elevador. Está vendo como é ridículo a pessoa ser boa das pernas e, por comodismo, nem tentar fazer o bem a ela mesma? Concluíram que iriam fazer campanha para que os elevadores fossem colocados fora de operação. Seremos as pioneiras em fazer a taxa condominial baixar. Fale baixo porque ela pode nos invejar e querer dizer que a ideia foi dela. 

Enquanto esperavam a vontade chegar, ficaram trocando informações biográficas dos vizinhos. Quem é? Dizem que trabalha no tribunal, mas eu acho que tem cara de quem roda a bolsinha na avenida aqui perto.  Falavam baixinho com a mão servindo de concha no ouvido da outra. Toda besta. Vamos lá? 

Na porta de vidro, mais uma chegava do seu passeio. Espere aí, mulher, deixe aquela passar com seus cães. Ficaram em silêncio fingindo amarrar os cadarços dos tênis. Ao perceber que a vizinha passou sem cumprimentá-las: eu tenho nojo desse povo que cria animais de estimação em apartamento. Eu também. Quando é só um, como eu, até vai, mas dois, como é o caso daquela, é horrível. Tem uns que latem de dá dó. Minha vizinha criava um que eu não podia nem chegar no corredor que sentia o mau cheiro. O meu Zeus só é cheiroso porque vai para o shop tomar banho toda semana. O problema é que esse povo não quer gastar. 

Boa tarde, cumprimentou um homem com uma sacola nas mãos. Passados alguns momentos... Dizem que vive sozinho. Tem um filho que mora no exterior, mas a mulher não aguentou de tão amarrado que é. Ele compra todo dia só o que vai consumir. O zelador disse que quando ele está gastador vai para a feira do carrasco comprar resto de traíra, cará, peixe barato pescado no mangue pelos meninos buchudos. Eu soube que quando tem confraternização aqui entre os funcionários ele aparece para comer de graça.

De quando em quando olhavam os vídeos nos celulares, mostravam uma para a outra e achavam graça. É melhor a gente começar a subir. A outra olhou para a entrada e já foi dizendo: peraí, mulher, deixe aquela velha pabulosa passar, senão ela vai querer saber o que estamos fazendo com roupa de academia. Ela dá conta de tudo que acontece aqui e vive dizendo que dividiu os bens com os filhos antes de morrer para que deixassem de brigar, mas hoje vive dependendo deles. Quem paga o aluguel do apartamento dela é o seu filho comandante da aeronáutica. Fizeram uma pequena pausa sorrindo para a velhota que disse tudo o que a outra havia previsto, e acrescentou: eu nunca fui para esse negócio de academia. Eu me exercito varrendo a casa, lavando roupa, fazendo a comida... elas só escutavam. Quando ela saiu... Um dia desses, vieram visitá-la, e a outra filha só subiu quando o irmão saiu. São intrigados de ponta de faca. É mesmo? 

Você já viu um casal de jovens do décimo primeiro? Não. Chegou esta semana. São cheios de tatuagens, altos, loiros e bonitos. Acho que são traficantes, mas não espalhe não senão você vai ser presa. Deus me livre de fofocas. 

Vamos começar? Vamos deixar para amanhã, pois já está ficando tarde. E se o médico perguntar? É só hoje, menina, amanhã começaremos como sem falta.  


Heraldo Lins Marinho Dantas

Natal/RN, 29.10.2023 – 19h42min.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”