quarta-feira, 6 de julho de 2022

A PRINCESA E O CAMPONÊS (Cordel de Marciano Medeiros)



Marciano Medeiros publica o seu novo romance ambientado na Idade Média, e seu título é: A princesa e o camponês.  

 

Lançamento em Lajes Pintadas (RN)

Dia 19 de julho de 2022, no horário da tarde.

Escola Estadual São Francisco, na reativação da biblioteca escolar.

Título: A princesa e o camponês.

Autor: Marciano Medeiros.  

Modalidade: Romance de cordel, com 48 páginas.

 

Resumo do romance

 

Na proximidade do ano 1300 da Era Cristã, com o reino de Portugal completamente desunido, ocorreu uma deslumbrante saga, envolvendo a princesa Rivânia e o camponês Belarmino. Eis aqui a narrativa cheia de suspense, desafios, aventuras, bruxarias, sequestro, inveja e traição. Nessa época onde imperava o preconceito, poderia uma princesa amar um agricultor impunemente? Leia e descubra os muitos segredos deste Romance de Cavalaria, onde a trama possivelmente marcará o seu coração para sempre.     


Pequeno trecho da obra:


Marciano Medeiros 

A PRINCESA E O CAMPONÊS   



Noutro tempo em Portugal 

Existiu um camponês

O rapaz conceituado

Vivia com sensatez 

Demonstrando no semblante

Bondade sem rigidez.  


Nos meus versos mostrarei 

O quanto foi lutador

Para enfrentar desafetos, 

Lembrava um gladiador

Combatendo os poderosos 

Tinha garra e destemor. 


Uma febre acontecida

Gerou defuntos demais,

Espalhando o véu da morte

Nas velhas casas rurais

Foi dessa forma que o moço

Chorou a perda dos pais.


Perto de mil e trezentos 

Da velha história cristã,

Belarmino transformou-se 

Num verdadeiro titã

Por trabalhar com firmeza 

A cada nova manhã.


Residia muito próximo 

Dos limites de Lisboa, 

Respeitava rico e pobre

Mostrando ter alma boa 

Cresceu na zona rural

Sentindo sol e garoa.


[...]


 


Sobre o autor

 

Marciano Batista de Medeiros nasceu em Santo Antônio (RN), aos18 de setembro de 1973. É filho de João Batista de Medeiros e Francisca Viana Salustino Medeiros, ambos de Serra de São Bento (RN). Faz parte da Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel, ocupando a cadeira 31 e nela tem por patrono Luiz Gonzaga Felipe Neris. É sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e membro da Academia de Letras e Artes do Agreste Potiguar, onde ocupa a cadeira 17, tendo escolhido para seu patrono o poeta José Camelo de Melo. O autor é membro da Academia Literária Virtual do Clube da Poesia Nordestina. No fim de 2021 classificou um poema em homenagem a Jayme Caetano Braun, na Mostra do Seminário Poético-musical de Passo Fundo (RS). Também conquistou o prêmio Sivuca de Cordel, no ano de 2020. Em 2018 foi campeão do Festival Vamos Fazer Poesia. Durante 2017 ganhou o primeiro Festival Online de Poesia, no grupo Bancada do Cordel. Já em 2014 obteve o 1° lugar no VIII Prêmio de Literatura de Cordel, promovido pela Companhia de Serviços Elétricos do Rio Grande do Norte. E no ano de 2011 alcançou o 4° lugar num concurso de cordel promovido pelo Centro de Tradições Nordestinas, sediado em São Paulo. Marciano Medeiros foi criador da Editora Bisel, homenageando com este nome o apelido do seu bisavô paterno, José Gomes Crisanto. Desde 2018 participa dos concursos de trovas da União Brasileira de Trovadores, conseguindo muitas classificações. O vate mora em Parnamirim (RN) e se dedica a fazer palestras sobre poesia e cordel.  

 

E-mail para contatos e vendas: editorabisel@gmail.com

Zap: (84) 987737246 

Um comentário:

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”