domingo, 12 de dezembro de 2021

GRATIDÃO - Gilberto Cardoso dos Santos

 




GRATIDÃO


Há tempos planejo escrever algo sobre gratidão. Ao ser surpreendido por uma missiva de Heraldo Lins, decidi realizar tal propósito.  Eis a mensagem:

"Bom dia, Gilberto,

Li um texto de Cecília Nascimento, publicado em maio de 2015, pelo blog da APOESC, por nome Saindo da Matrix (link, que me deixou maravilhado.

Só esse texto já valia todo o trabalho que você tem em mantê-lo funcionando, acredito eu.

Parabéns a ela pela sabedoria em traduzir seus pensamentos em palavras, e a você pela persistência em abrir espaço para tantos talentos.

Ganhei o dia...

Quero também registrar a sua habilidade com a pena quando você escreveu agradecendo a João Maria (link) por ele ter adquirido o seu livro. Foi um agradecimento e tanto. Fiquei tb com a mesma sensação de alegria.

Outra pessoa que me deixou feliz, ultimamente, foi Lindonete quando respondeu ao seu agradecimento por tê-lo escolhido para ser patrono vivo.

Um abraço."

- Heraldo Lins


Gostei do que Heraldo me disse e entendi que as pessoas citadas sentiriam a mesma alegria. Enviei o bilhete para Cecília Nascimento. Imediato foi o feedback:


"Nossa, que coisa linda de se ler!
Obrigada por compartilhar comigo, Gilberto.
Agradeço a pessoa pelas palavras revigorantes." 🥰

À semelhança de Heraldo e com ajuda dele, Cecília “ganhou o dia” e desejou voltar a escrever. Reação parecida tiveram os demais citados. 

Para falar de gratidão, recorro à filosofia. Destaco alguns excertos sobre o termo, de Comte-Sponville, filósofo francês, assumidamente ateu, em seu Pequeno Tratado das Grandes Virtudes. Nessa obra, ele discorre sobre 18 qualidades que julga imprescindíveis a uma sociedade sadia. A décima (p. 70 a 73) é a Gratidão. 

 Ele começa suas considerações dizendo: "A gratidão é a mais agradável das virtudes; não é, no entanto, a mais fácil." 

Por que será que é tão difícil expressar gratidão? Creio que todos nós sabemos a resposta. O autor nos dá algumas pistas:

"A ingratidão não é incapacidade de receber, mas incapacidade de retribuir – sob a forma de alegria, sob a forma de amor – um pouco da alegria recebida ou sentida. É por isso que a ingratidão é tão frequente. Nós absorvemos a alegria como outros absorvem a luz: buraco negro do egoísmo." 

"Não estou persuadido de que a gratidão seja um dever, como pensavam Kant e Rousseau. Aliás, não acredito muito nos deveres. Mas o fato de ela ser uma virtude, isto é, uma excelência, é atestado pela evidente baixeza de quem é incapaz de gratidão, e atesta a mediocridade de nós todos, que carecemos dela. Como o ódio sobrevive melhor que o amor! Como o rancor é mais forte que a gratidão!"

Mais à frente, Comte-Sponville apresenta boas razões para sermos gratos. Eis alguns trechos que destaco:

1
"A gratidão é um mistério, não pelo prazer que temos com ela, mas pelo obstáculo que com ela vencemos. É a mais agradável das virtudes, e o mais virtuoso dos prazeres."
2
"A gratidão não nos tira nada, ela é dom em troca, mas sem perda e quase sem objeto. A gratidão nada tem a dar, além do prazer de ter recebido."
3
"Agradecer é dar; ser grato é dividir. Esse prazer que devo a você não é apenas para mim. Essa alegria é a nossa. Essa felicidade é a nossa."
4
"O que a gratidão dá? Ela dá a si mesma: como um eco de alegria, dizia eu, pelo que ela é amor, pelo que ela é partilha, pelo que ela é dom. É prazer somado ao prazer, felicidade somada à felicidade, gratidão somada à generosidade…"
5
A gratidão é dom, a gratidão é partilha, a gratidão é amor: é uma alegria que acompanha a ideia de sua causa, como diria Spinoza, quando essa causa é a generosidade do outro, ou sua coragem, ou seu amor. Alegria retribuída: amor retribuído.
6
Como não agradecer ao sol por existir? À vida, às flores, aos passarinhos? Nenhuma alegria seria possível para mim sem o resto do universo (pois, sem o resto do universo, eu não existiria). É nisso que toda alegria, mesmo puramente interior ou reflexiva (a acquiescentia in se ipso de Spinoza), tem uma causa externa, que é o universo, Deus ou a natureza: que é tudo.
7
  "Gratidão não é complacência. Gratidão não é corrupção."
8
"A gratidão é alegria, repitamos, a gratidão é amor. [...] Alegria somada a alegria: amor somado a amor. A gratidão é nisso o segredo da amizade, não pelo sentimento de uma dívida, pois nada se deve aos amigos, mas por superabundância de alegria comum, de alegria recíproca, de alegria partilhada."

 

Vários filósofos, à semelhança de ComTe-Sponville, refletiram a respeito dessa virtude e a recomendaram. Spinoza disse: "Só os homens livres são muito gratos uns para com os outros”. Livres de quê, talvez alguém indague. Livres do egotismo (já que do egoísmo ninguém se livrará completamente), do complexo de superioridade, de sociopatias, da timidez...

“Quem acolhe um benefício com gratidão, paga a primeira prestação da sua dívida”, dizia Séneca

 “A gratidão é não apenas a melhor das virtudes, mas a mãe de todas as outras.”, falou o grande Cícero.

Só mais um exemplo. Ao cumprir a rotina de anúncio de mais uma live, recebi um aúdio de Lívio Oliveira, poeta, prosador e membro da ANL. Disse-me ele, entre outras coisas: 

"Você está fazendo um excelente trabalho. Quero dizer que considero você como um dos animadores culturais do Rio Grande do Norte dos mais importantes." 

Além de incentivar-me, Lívio deu-me algumas ideias do que fazer com o rico material que tenho à disposição. Sugeriu que, futuramente, eu  transformasse em livro as entrevistas feitas.

O que acham que ocorreu comigo quando Heraldo me enviou aquelas palavras? Sem prejuízos próprios, lançou em mim uma semente que frutifica até hoje – até crônica inspirou. Senti-me motivado a continuar cuidando do blog. O que será que aconteceu quando ouvi as palavras de Lívio Oliveira? Ganhei o dia, a semana e, decerto, senti-me grato, revigorado e motivado a prosseguir na execução do projeto das lives.  

Palavras de gratidão e de louvor, quando procedentes de um coração bem intencionado, no mínimo fazem bem a quem as profere. Mesmo que o objeto de exaltação seja o outro, sempre falam positivamente a respeito de quem as enuncia. Tornam o mundo melhor, pois estimulam as boas ações, são produtoras de sorrisos. Não por acaso, o imperativo da gratidão consta nos tratados sobre a ética, escritos por Spinoza. Não há ética verdadeira onde falta essa virtude. 

Seja grato. Você nada perderá com isso e muito terá a ganhar.



Gilberto Cardoso dos Santos
Sócio-fundador da APOESC
Membro da ANLiC (Academia de Cordel do RN)
Mestre em Literatura e Ensino
Autor dos livros Um maço de cordéis - lições de gente e de bichos e
Fábulas e contos em cordel.

5 comentários:

  1. Ganhei o dia ser ao ser citado. A vocês , minha gratidão.
    Mas realmente não é fácil ser ser grato. Tenho consciência de recebi muitas ingratidões, mas também acho que cometi algumas.
    Realmente, como diz Cícero : A gratidão é a maior das virtudes e a mãe de todas.
    Outro pensador famoso diz que " não há homem mau que não seja ingrato".
    Só sabe o que é gratidão quem sofreu ingratidào. Mas cada um.dar o que tem, como diz Zé Ramalho na famosa poesia.

    João Maria de Medeiros

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto, Gilberto.

    Reforçando toda a minha gratidão, a você Gilberto, pelos meus textos publicados no blog e, também, sua disponibilidade para os debates que travamos nós bastidores a cada texto enviado para sua análise. Isso só me enriquece, e é uma satisfação imensa ter uma pessoa, do seu naipe, amadurecendo ideias na mesa de discussão onde estou inserido.

    Continuemos nesse ritmo que muitos outros frutos surgirão de forma espontânea.

    A nossa discussão de ontem sobre a palavra velacho foi ótima.

    Parabéns a você pelo blog, pelas lives, e agradecendo, mais uma vez, por partilhar comigo da sua sabedoria.

    Um murro de mão 🤜🤛

    ResponderExcluir
  3. Que texto!!!! Um sentimento de profunda alegria voltou a fazer festa em meu coração ao lê-lo. Muito obrigada. Gratidão é a palavra exata que me define nesse momento. 🥰❤ - Cecilia Nascimento

    ResponderExcluir
  4. Nossa imensa gratidão a você, Mestre Gilberto, por toda sua disponibilidade a serviço da literatura, da cultura,do bom debate político e de variados assuntos trazido em suas entrevistas.

    Sem deixar de falar, com um obviamente tragado do amigo e escritor Nailson Costa, da alimentação diária do Blog da Apoesc: esse espaço sempre aberto para publicação de poesias, prosas, crônicas, eventos, textos reflexivos diverso, et cetera.

    Com carinho, ao Mestre Gilberto, um professor aposentado que não pendurou a chuteira da difusão do saber, nosso reconhecimento e gratidão.

    ResponderExcluir
  5. Gilberto,

    Belo artigo, o seu, sobre a gratidão! Sou estoico, também gosto de ver a gratidão sobretudo como virtude, não tanto como dever, embora entre os “deveres morais” ela lá esteja. Mas, exercê-la é um ato de liberdade, uma virtude. Como diz Spinoza, citado por você: “Só os homens livres são muito gratos uns para com os outros”.

    Ainda: endosso integralmente as palavras de meu amigo e poeta Lívio Oliveira sobre o seu talento e a importância de seu trabalho! Ademais, você constrói um rico acervo e a ideia de aproveitá-lo em livro é muito boa!

    PARABÉNS, MEU AMIGO!!!

    Horácio Paiva.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”