sexta-feira, 25 de junho de 2021

A MENTIRA DE GUERNICA - Heraldo Lins



A MENTIRA DE GUERNICA 


Mais uma vez jogo a toalha para análises do que é bom ou ruim em arte. O que é de fato e o que é conivência. Deparei-me com um texto de Carlos Heitor Cony publicado em 14 de agosto de 1997, no jornal Folha de São Paulo, em que o autor expressa uma opinião diferente do que eu sabia até então sobre o quadro Guernica de Pablo Picasso. Ele diz o seguinte:


“[...] o quadro Guernica, muitos consideram o mais importante do século.

         O próprio Picasso e os partidos comunistas de todos os quadrantes foram os primeiros a classificá-lo como a denúncia do horror desencadeado pelo fascismo na Guerra Civil da Espanha [...]

         [...] Acontece que o quadro foi pintado antes do bombardeio. Picasso idolatrava o toureiro Joselito, morto tragicamente, e dedicou-lhe uma tela de oito metros de largura por três e meio de altura. Intitulou-se A morte do toureiro Joselito. Usou de cores sombrias, fúnebres, que iam do preto ao branco.

O pintor chegou a se esquecer do quadro, até que lhe encomendaram um trabalho para o pavilhão republicado da Exposição Universal de Paris. Com alguns retoques, mandou a morte do toureiro. O nome foi mudado para Guernica. Como era isso que esperavam dele, ninguém reparou. Teve início uma das mais ridículas interpretações críticas na história das artes. 

Tanto o cavalo do picador como o próprio touro estão em lugares de destaque no quadro. A expressão de horror das cinco figuras humanas é comum nas arenas. A criança morta no colo da mãe é uma alusão à personalidade de Joselito, uma espécie de menino grande e heroico. [...]” 


Depois que tive acesso a esse texto, percebi o quanto Sócrates é atualizado com o seu: “só sei que nada sei”. 




Heraldo Lins Marinho Dantas 

Natal/RN, 02/06/2021 – 09:14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”