sexta-feira, 30 de abril de 2021

JACK LEIDSON, O MÁGICO QUE NÃO CANSOU DE SER POETA - Gilberto Cardoso dos Santos

 

Nós da APOESC (Associação de Poetas e Escritores de Santos) queremos agradecer ao Capitão Jack pelos exemplares de seu livro NÃO CANSEI DE SER POETA, doados à entidade conforme foi combinado com os patrocinadores.  Parabenizamos ao autor pela realização desse grande sonho. Ficamos felizes por perceber suas habilidades poéticas, genuíno amor pelo cordel e interesse em divulgá-lo. Aquele que encanta multidões fazendo mágicas com objetos, também faz magia com palavras.

Parabéns à Lei Aldir Blanc que tem feito a diferença nesta pandemia permitindo a realização de tantos sonhos, como o do poeta Jack e fazendo diferença na vida de tantos artistas. Nossa gratidão a todos que foram favoráveis a esse projeto nacional, principalmente a Benedita da Silva, a idealizadora.

Desejamos sucesso absoluto ao mágico e poeta Jack Leidson e que continue a ter êxito em tudo que planeja de bom.

A seguir, um dos cordeis que constam em seu livro. Escolhi-o por mostrar a um só tempo duas de suas admiráveis habilidades: a de mágico e a de poeta.




A MÁGICA É ARTE QUE FAZ ENCANTAR

  

Com uma varinha, e uma bela cartola

Um terno bonito, uma capa elegante

Maleta pequena, com letra brilhante

Lenços de seda, bengala, argola,

Cigarro, moeda, baralho e bola

Que some, aparece e flutua no ar

Que deixa o povo louco a pensar

O Abracadabra é a simpatia

Essa profissão é de extrema alegria

A Mágica é arte que faz encantar.

 

Se faz presente, um sorriso encantado

Uma cara de espanto, sempre é normal

Uma mágica bem feita é sensacional

É algo que deixa o povo fascinado

E quando o amor dentro dele é jogado

Se torna maior sua vontade de estar

No meio da arte que faz deslumbrar

A criança, o adulto e também o velhinho

E assim eu repito com muito carinho

A Mágica é arte que faz encantar.

 

E se com essa arte eu puder conseguir

Levar uma mensagem de amor e união

Fazendo jorrar na plateia emoção

De tudo de bom que tem a florir

Com esse desejo eu quero seguir.

E é com a mágica que eu vou lutar

Levando alegria pra todo lugar

Assim eu farei por todo o mundo

E sigo falando a cada segundo

A Mágica é arte que faz encantar.

 

Se com uma moeda eu posso fazer

A criança e o adulto ficarem surpresos,

Um lenço que some por entre os dedos

Já vira um motivo para acontecer

O povo pedindo para refazer.

Eu já tiro um baralho para começar

A fazer os efeitos que vão deixar

O povo confuso e bem pensativo

E nessa hora minha frase eu ativo

A Mágica é arte que faz encantar.

 

Se você pensa que eu te engano

Não pense assim, não é a intenção.

Aqui eu só quero te dar diversão

Confesso que nisso, sou veterano.

Carrego essa arte ano após ano

O amor é o que faz eu continuar

Me falta palavras para expressar

Todo sentimento que ela ressalta

E repito a frase que nunca me falta

A Mágica é arte que faz encantar.

 

E se você gosta de surpreender

Não perca mais tempo e faça agora

Que a mágica está em tudo lá fora

Nos raios do sol a resplandecer,

Está numa flor que vai florescer,

Está na estrela e na luz do luar,

Está no obrigado que acabo de dar,

Está no perdão e no acolhimento

Por isso eu repito a todo momento

A Mágica é arte que faz encantar.

 

A mágica não está apenas no efeito

Está no momento daquela ideia

Em quando se pensa na sua plateia

Tem que ser algo bonito e bem feito

Em sua essência mantenha o respeito

Dedique minutos somente a pensar

Martele a sua mente até encontrar

Aquela ideia bem inteligente

Assim se comprova a toda essa gente

A Mágica é arte que faz encantar.

 

Busque na alma da felicidade

Uma carta chamada de alegria

Coloque ela junto com a simpatia

Descarte da cena toda vaidade

Retire também toda maldade.

A esperança você pode abraçar

Abrace também o verbo ensinar

Sem esquecer de botar compaixão

Assim eu cultivo no meu coração

A Mágica é arte que faz encantar.

 

Eu pego a varinha da honestidade

E “SIM SA LA BIZO" toda mentira

Com um ALAKAZAN eu removo à ira

E em seu lugar ponho serenidade.

Puxo da cartola uma bela amizade,

E tudo de bom que possa encontrar.

Eu quero que o mundo venha a estar

Repleto de paz e de bons sentimentos

E a frase que tenho nos meus pensamentos?

A Mágica é arte que faz encantar.

 

Sou o Mágico da rima por vocação

Aqui nessas linhas deixo registrado

A mágica em forma de meu versejado

Contemplem aqui minha grande paixão

Escrever poesia com meu coração

Faço da mente palavras brotar

E assim eu carrego pra todo lugar

O encanto da mágica com a poesia

E termino dizendo com muita alegria

A MÁGICA É ARTE QUE FAZ ENCANTAR.



SOBRE O AUTOR:


Capitão Jack ou Jack Leidson (Leidson Macedo Felix), é um artista multifacetado, natural  de Currais Novos-RN. É ator, diretor, mágico e cordelista. Desde 2008 atua e dirige espetáculos teatrais.

Em 2008, entrou para o Grupo Cordel do Pau Quebrado, grupo destinado a declamação de poesia de cordel em união com o teatro. Em 2010, lançou o seu primeiro cordel intitulado Brincadeiras de Infância. No ano de 2012, passou a itinerar com o Circo Grock viajando por todo o país, e em 2013 começou a trabalhar como mágico profissional no mesmo.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”