sábado, 17 de outubro de 2020

Rodrigo Brum: uma síntese do artista por dentro e por fora - Por João Maria de Medeiros

 


Rodrigo Brum: uma síntese do artista por dentro e por fora

 Mesmo num momento angustiante, de pandemia, levando uma vida "pela metade", na maioria do tempo, " em casa" com a familia, em um tempo restrito e recluso, há certos acontecimentos importantes, que não podemos deixar de externá-los, de publicizá-los, de torná-los eternos.

Um destes momentos importantes, em plena pandemia do novocoronavírus, foi quando, numa das das boas lives criadas e ainda mantidas semanalmente  por nosso colega, Gilberto Cardoso dos Santos, conheci o outro lado do grande Chargista Rodrigo Brum.

Conhecia Rodrigo Brum das páginas da Tribuna do Norte. Um chargista admirável. Um artista que consegue, através de sua arte, externar os anseios do povo; levando-nos à reflexão e à formação de uma opinião.

Não conhecia o outro lado da moeda:  de onde veio? como chegou ao sucesso? O seu lado humano?

Também não tinha ouvido Rodrigo Brum se expressar, ou seja, eu conhecia sua arte , sua charge, sua escrita nas páginas dos jornais, mas seu jeito de se comunicar oralmente, pela fala, foi na live que vim a conhecer.

Pois bem, meus amigos, na live, que "me prendeu do começo ao fim", percebi que o "cabra" é tão bom nos rabiscos (como ele gosta de chamar suas charges), quanto na maneira de falar com o público! Além de demonstrar uma beleza interior de poucos.

O cara transmite uma leveza de ser, uma simplicidade, uma criatura que condena o preconceito, a discriminação. Mesmo sendo carioca e, não esquecendo suas raízes, se considera um potiguar. Um dos nossos: "um comedor de camarão"( grifo meu)!

Rodrigo Brum é tão bom no que faz, que mesmo não morando no eixo (Rio - São Paulo), consegue se destacar, há vários  anos, com  premiações em nível nacional!

Ontem parecia ser um dia como os tantos outros da semana. Mas a tardinha recebi uma caixinha entregue pelos Correios. Ao abri-la me trouxe a alegria: O livro atraente de Rodrigo Brum, TriBRUMna.

Um livro lindo, moderno; Dentro, charges maravilhosas e um autógrafo carinhoso!!

Há muito a se falar sobre a grandeza da figura humana e artística de Rodrigo Brum, mas que não caberá numa crônica; talvez somente num livro.

Finalmente agradecê-lo pelo ser humano que é, assim como ao amigo Gilberto Cardoso, professor, poeta, escritor e atualmente tão bom livista, que nos deu a oportunidade de conhecê-lo.



Assista à LIVE com BRUMnos seguintes links:

No Youtube



No Facebook:






 

3 comentários:

  1. Meu dileto amigo João, parabéns pelo seu texto, tão repleto de carinho por alguém que os merece. O que dizemos na ausência geralmente é verdadeiro e você tão bem falava comigo em particular sobre o que achava de Brum que eu fico muito feliz de lhe haver sugerido que pusesse por escrito tudo quanto me dizia. Eu, que tive o privilégio de conhecer mais de perto quem o Rodrigo Brum, tenho motivos de sobra pra também admirá-lo e confirmo o que escreveu. Não é fácil se encontrar paridade e sintonia entre o que um artista diz e o que de fato é. Às vezes somos forçados a fazer separação entre eu lírico e escritor, do contrário findaremos desprezando sua arte. Porém no caso de Brum, a ética e a cidadania, a bondade e a lealdade que expressa nos seus trabalhos, transparece em sua vida.

    Grato estou pelo seu texto, bem escrito e transparente, pelo modo elogioso como a mim se referiu. Certamente eu e o Brum também temos toda gratidão pelo feedback dado. - Gilberto Cardoso dos Santos

    ResponderExcluir
  2. Eu que lhe agradeço pelo incentivo e por ter me dado a oportunidade de conhecer o lado de dentro de Rodrigo Brum!!
    Joao Maria de Medeiros

    ResponderExcluir
  3. Sei nem como agradecer as palavras. Obrigado mesmo.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”