segunda-feira, 18 de junho de 2018

O Diabo quando não vem, manda o secretario.


O Diabo quando não vem, manda o secretário.


Escrevo agora sobre um assunto que tive bastante dúvida em escrevê-lo. Mas o hábito que tenho, o prazer em escrever, me levaram a escrevê-lo

Diz um ditado popular que quando o diabo não vem, manda o secretário. E foi numa missa em trigésimo aniversário de falecimento de um velho amigo e parente meu, que o tinhoso, o coisa ruim , (como muitos chamam o diabo) resolveu intervir, acho eu!!!
Estava eu, acompanhado de um amigo, um idoso e também muitíssimo amigo do falecido, quando no começo da missa, sentou-se a nossa frente uma bela moça com um belo vestido comprido, lascado a altura da coxa e as costas toda nua! Ela estava presente à missa junto da mãe e aparentava ter entre 19 a 20 anos.
Confesso, amigos, sem nenhum exagero que não foi fácil pra mim concentrar-me na liturgia daquela cerimônia religiosa.

O amigo, homem já com seus 85 anos bem vividos, por sinal, chegou a dizer-me: - Fica difícil pra mim concentrar-me nesta missa, amigo, magine pra você, que ainda é moço!
Achei estranho uma mãe levar a filha a uma solenidade religiosa, ou permitir que a jovem usasse aqueles trajes num ambiente que exige certo respeito.
Ri um pouco, baixinho, claro e falei pra ele:
-Meu amigo, o diabo quando não vem, manda o secretário! Ele também riu e disfarçamos um pouco. Mas não foi fácil acompanharmos toda a solenidade. As vezes, baixávamos às vistas e, assim foi a missa quase toda.

Portanto, não se deve ir à missa com a mesma roupa que se vai ao Carnaval. Mas quem sou eu pra condenar ninguém? Quem sou eu para condenar o mundo?
Acho que, em cada ambiente, devemos usar umas vestimentas apropriadas ao momento, o que não foi o caso daquela bonita jovem. Não se vai à escola com a mesma roupa que se deve ir à praia e vice-versa. Assim como não se deve vestir-se com a mesma roupa de formatura e com ela ir jogar bola! Mas é assim, amigos , que caminha a humanidade.
















***João Maria de Medeiros é professor, poeta e cronista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”