domingo, 18 de maio de 2014

RECITAR O MEU SERTÃO - Zé Ferreira

Versos declamados no APOESC Recitando o Sertão, 2014, na Festa da Padroeira.

Boa noite povo irmão
Das terras de Santa Rita
Terra de gente bonita
Cheia de educação
É grande a satisfação
Em vir aqui nesse dia
E me banhar na poesia
De Cardosos e Crisantos
Também ver outros encantos
Que há  tempos eu não via.

Hoje vivo na cidade
O destino me venceu
A precisão me tangeu
Prá bem dizer a verdade
Mas nessa realidade
Deus também me abençoou
A capital me adotou
com título de cidadão
Mas não esqueço o sertão
Raiz que em mim ficou.

Assim, falar do sertão
É como abrir a cancela,
Depois de Botar a sela
Na minha recordação,
Sair, metido em gibão
Em um galope sem jeito
Levando tudo de eito
Na manga duma cidade
Prá derrubar a saudade
Que pasta dentro do peito

E eu, na recordação...
Passa noite enluarada,
Passa forró na latada
Em festa de São João
Passa adivinhação,
Namoro, mulher faceira
A reza da benzedeira
passa um filme produzido
num chão de barro batido
assistido na esteira.

Recitar o meu sertão
É como colher as flores
Em cada uma: valores
Soterrados neste chão
É fazer justa menção
A um povo lutador
É entoar um louvor
A quem não teme miséria
Aos filhos de mulher séria
E homem trabalhador.

Um comentário:

  1. Obrigado, amigo Gilberto Cardoso! Sua amizade e gentileza muito me honram. Grande abraço. Que Deus te ilumine.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”