terça-feira, 16 de julho de 2013

Resenha de A rua da frente - Marta Tavares

Queiroz, Gecildo. A rua da frente:memórias de um tempo que nunca morre. Aracaju: Gráfica e Editora J.Andrade, 2013. 132p.; Il.

O livro “A rua da Frente”, de Gecildo Queiroz, é um tributo à memória de todos que viveram e estudaram no acampamento CHESF, em Paulo Afonso, ou a todos que viveram nas décadas de 60 e 70,principalmente, nesta cidade. Cada pessoa que viveu aquela época memorável, vai se identificar com cada página, cada crônica escrita.
Gecildo é um escritor habilidoso, escreve levemente, poeticamente, que não deixa ninguém cansado. Pelo contrário, queremos logo passar para a próxima página. As ilustrações magníficas de Ênio Mateus Lopes, são uma grata surpresa.
Destaco aqui duas  das muitas e belas crônicas. Claro, um gosto pessoal: a primeira, “Comporta de lágrimas”, que conta a emoção de ver a cachoeira em pleno esplendor e se sentir orgulhoso de pertencer àquele lugar, àquele momento. E a segunda, a crônica “O Papa-Fila”. Esta história está na memória de todos que tiveram o privilégio de estudarem na Escola Rural Ministro Simões Lopes, ou simplesmente, “Fazenda da CHESF”. Impossível não se identificar com aqueles que usaram o Papa-Fila como transporte, as brincadeiras, o “samba” na lataria, as curvas perigosas, a alegria de chegar e de partir. Falo por mim mesma: foram os meus melhores anos escolares.

É uma pena quando o livro termina, pois ficamos com um gostinho de “quero mais”. Tomara que em breve, Gecildo Queiroz nos brinde com mais páginas de emoção e saudade.

7 comentários:

  1. Ao concluir a leitura da Resenha, logo me despertou um desejo incontido de adquirir a obra ''A Rua da Frente'', de autoria de Gecildo Queiroz. Mas, gostaria de saber como e onde encontrá-lo? A autora da Resenha, ou outro alguém poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Gomes. Só entrando em contato com o autor. O telefone é (75)8811-8607. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Vou entrar em contato com o autor.
      Uma boa tarde.

      Excluir
  3. Grata surpresa com essa resenha e com o livro, pois sou baiana, nasci em Paulo Afonso e morei na vila da CHESF. Naquela época, meu pai trabalhava na CHESF, minha mãe morou 12 anos em Paulo Afonso, eu e meu irmão nascemos lá, só na década de 80 é que viemos para Santa Cruz. Vou imediatamente entrar em contato com o autor, quero ler esse livro e partilhar com os meus familiares, algo me diz que boas recordações teremos.

    Obrigada, Gilberto, por essa oportunidade. Vc sempre traz novidades em seu blog, quando que eu iria ter conhecimento desse livro? Antes mesmo de lê-lo, já sinto um lampejo de nostalgia das boas.

    Cristiane Praxedes Nóbrega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane, muito contente com seu comentário. Tenho certeza que irá gostar do livro. Nos dias 25,27 e 28 deste mês, irá acontecer o Segundo Encontro dos Ex-alunos do COLEPA e por extensão, das escolas chesfianas.Seria muito bom contar com sua presença;Um abraço.

      Excluir
  4. Marta, infelizmente não poderei comparecer, moro em Santa Cruz. Eu não estudei no COLEPA, ao sair de PA. eu tinha apenas 05 anos. Talvez o meu irmão tenha estudado no COLEPA.
    Tenho familiares em PA, não sei se vc conhece a familia Gomes, muitos trabalham, trabalharam na CHESF.

    Um abraço

    Cristiane

    ResponderExcluir
  5. Oi Cristiane ! O Encontro é para ex-estudantes e AMIGOS do Colepa. Se quiser, será bem vinda.
    Não lembro dos Gomes, como Paulo Afonso cresceu muito, fica difícil saber.
    Qualquer contato, meu e-mail é mcites@gmail.com
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”