segunda-feira, 10 de junho de 2013

A ARTE DA TRIBO OMO - Gilberto Cardoso dos Santos


A tribo Omo, uma das mais ricas representações da cultura africana, ganhou a alcunha de o povo pintado. Pessoas de todas as idades dedicam grande parte do tempo a enfeitar-se, a maquiar-se.
Esta prática, passada de geração a geração, os fez extremamente habilidosos na arte de traçar formas com as pontas dos dedos em seus próprios corpos.

Por razões estéticas, religiosas ou estratégias de defesa, valorizam imensamente a artificialidade que impõem às suas aparências.

Pobres em recursos, fazem do meio em que vivem o seu salão de beleza. Os recursos de que lançam mão estão ao seu redor, na vegetação e em substâncias de origem mineral, de onde extraem a matéria prima de sua arte. 

Trata-se de uma manifestação cultural pouco conhecida e pouco valorizada. São vistos como detentores e propagadores de algo rudimentar e primitivo. Todavia, eles nada deixam a desejar em sua arte, que requer habilidades especiais e capacidade criativa. 

Assim como ocorre com o povo OMO, há muitas manifestações culturais desconhecidas ou desvalorizadas. Culturas marginalizadas riquíssimas que não devem sucumbir à globalização.
Antes, carecem de holofotes e olhares não preconceituosos, capazes de vislumbrar suas reais grandezas.

Um comentário:

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”