sábado, 14 de julho de 2012

O MODO CERTO DE FALAR SOBRE RELIGIÃO - Alex Rodrigues


Foto do perfil
Acho maravilhosa a ideia de se falar sobre religião de forma racional, pensante, filosófica, e não tão somente de um ponto de vista dogmático, pois sabemos que quando resolve-se falar em religião sobre uma perspectiva dogmática não se chega a lugar algum na discussão, pelo contrário, só ocorre troca de farpas...de acusações ... Sou seguidor da teoria que religião é um fato social, e como todo fato social é fruto da criação humana, dos seus anseios, de seus medos, de suas inspirações e aspirações...o mundo é uma grande colcha de retalhos, e esses retalhos são exatamente as religiões de cada povo, conforme cada cultura...cada povo criou seu deus e os argumentos que legitimam sua razão de ser, por isso, não se pode - dentro de uma perspectiva religiosa - dizer que "a minha religião é a certa" em detrimento de qualquer outra, pois não se pode comparar algo que não tem a mesma base fundante, isto é, a cultura. E Deus?? Esse ser supremo que põe medo e temor em todos...existe?? E se existe ele foi tão egoísta ao ponto de escolher determinadas pessoas para lhes dar a salvação, condenando todo o resto a condenação??? Daí surgem inúmeras perguntas, como por exemplo "fulano nasceu no Brasil e com isso teve a sorte dada por esse deus de nascer em um país cristão e consequentemente ter a chance de conhecê-lo ...aí ele teve a oportunidade de seguir seus mandamentos e quem sabe ser salvo!! E aquele outro ser humano que não teve como escolher onde nem de quem nascer...nasceu lá na India de pais indianos e seguem o Hinduísmo...não teve a oportunidade de conhecer o "único Deus que salva que é o Deus Cristão"...aí ele simplesmente vai pro inferno por não ter tido a chance de nascer em um país de cultura cristã??? Isso é um verdadeiro absurdo do ponto de vista de lógica humanista, assim chega-se mais uma vez ao ponto inicial dessa minha fala, que é a de que religião é criação do homem e, consequentemente, cada uma criou o deus que melhor suprisse suas necessidades!!! Se existe mesmo um SER todo poderoso que mora lá nas nuvens e que fica lá de cima só jogando esse jogo de xadrez com os humanos ...eu não sei...porém, não será por isso q deixarei de ser um ser pensante e passar a simplesmente acreditar em algo por me ter sido imposto na base do medo de castigos !!!

2 comentários:

  1. E podemos ir mais adiante... Salvação? Ser salvo? Puxa vida, como, ser salvo? Porque deus pensou em salvação seremos salvos do que mesmo?

    A grande mola mestra da religião reside nas promessas, seja das virgens, seja da bendita salvação... Se bem que no início da religião de Israel a promessa era a terra (primeiro movimento tipo MST) e o inimigo os que lá estivessem... Com Cristo, mediante a impossibilidade da promessa ser paga (tirar a terra do opressor romano), muda-se o grande plano divino: a promessa é o paraíso, a salvação e os inimigos metidos dentro de uma legião de demônios... Vê-se uma promessa mais fácil do que a da terra, pois sempre estará no futuro e sempre será lenitivo da obra e da necessidade da religião (pobre deus o nosso ou apenas deus pobre?) sempre pedir a contribuição para a obra do senhor.

    Uma vez fui indagado sobre a salvação... E perguntei, na minha inocência, salvar do que?? Do inferno, disseram meus interlocutores... Tornei a perguntar e o inferno, quem fez? Deus, resposta óbvia.

    Ora, se Deus fez e tudo que ele faz e bom, então o inferno é bom e dele não preciso ter temor. E aí disseram que o inferno era a morada de Satanás, anjo caída, perverso...

    E lá se foram minhas duas última pergunta (a partir daquele momento tive receio do que poderiam me fazer, os olhos não mentem!). O que faz Satanás? Tenta nos levar para o inferno. Ora disse eu, essa é a função dele, com procuração de Deus, não faz mais do que o Todo Poderoso permite e ordena, quem pode mais do que Deus?

    Silêncio...

    Por fim, plano de salvação com a morte de um justo passa longe do MEU senso de justiça. Um deus morrer por outros, mas sabedor que é deus e que depois será novamente todo poderoso, para mim é um sacrifício meia-boca. Queria ver era morrer mesmo, sem retorno! Mas aí é outra história.

    Espero não ferir ninguém, pois apenas expresso minha experiência de vida, que pode não servir para ninguém, mas é a única que tenho.

    Ah! Em tempo, sou feliz, tenho amigos religiosos, uma família linda e se disserem deus te abençoe, digo Amém!

    Obrigado,

    Luciênio Teixeira

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, Alex!
    Contribui enormemente para essa discussão a que o blog tem dado espaço nos últimos dias!

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”