APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores)

A APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores), criada em 03.2010 em Santa Cruz -RN, existe para congregar amantes da cultura, apologistas e produtores da arte da palavra.


terça-feira, 8 de maio de 2012

O Besteirol da Tv Brasileira - João Maria



Volto agora a escrever sobre um assunto que desagradarei a mais gente do que nunca, mas principalmente às mulheres, esses seres maravilhosos que deus nos deu como companhias neste vasto mundo - digo isto mais uma vez, não é mesmo, leitor?

Pois é, mais uma vez uso este espaço para meter o pau na programação da TV brasileira.

Sempre tenho me interrogado: Qual a serventia, a contribuição dos chamados “grandes” programas,  como o Domingão do Faustão, o Domingo Legal, o Programa do Sílvio Santos, o Programa do Ratinho? É assim que se chamam? Desculpem, mas nem sei os nomes corretos destes programas, pois há tempos que não perco o meu tempo em assisti-los...

Qual o benefício que está tendo o cidadão, a mulher, a criança que assiste todo esse aparato de besteirol da TV brasileira? Entretenimento? Reflexão, educação? Não creio.

Creio, mesmo respeitando o direito a preferência, que muito melhor seria a conversa sadia com um amigo, uma amiga, a leitura de um bom livro! Ah, bons livros há muitos por aí!

Deixo claro que minha crítica não recai tão somente sobre as grandes redes de TV. Não. O maior culpado é o povo que se deixa levar por essa onda, pra não dizer outra coisa.

A TV faz o que o povo gosta. Se há audiência o programa continua. Se não há o programa se acaba. E assim tem sido: bons programas, mas que não têm obtido sucesso se acabaram. Enquanto que esse aparato de besteirol tem sobrevivido há bastante tempo. Todo domingo é a mesma coisa! Acredito que o povo brasileiro mereça coisa melhor.

Pelo menos, essa é a nossa sincera opinião.

*João Maria de Medeiros Dantas é professor, poeta e cronista