sexta-feira, 6 de abril de 2012
SOBRE A CRISE DÁGUA - Gilberto Cardoso dos Santos
Imagem meramente ilustrativa
Nestes dias de sequidão, em que alguns estão sendo forçados a cumprir a tradição de não tomar banho nos dias santos, a campanha de Monsenhor Raimundo "ÁGUA SIM, VOTO SIM; ÁGUA NÃO, VOTO NÃO" volta a ter sentido e a influir na decisão das pessoas.
Hoje alguém da família passou por minha casa com uma grande trouxa de roupas: Ia tentar lavá-las em Japi.
Não podemos lavar as mãos (como fazer isto, sem água?) diante desta situação.
É como me disse Maurício Anísio:
"A responsabilidade para resolver o problema é: do Prefeito municipal, da Governadora do Estado, dos Deputados (estaduais e federais) que foram votados em nossa cidade e dos Senadores. A essas autoridades, e tão somente a elas, cabe a responsabilidade conjunta para encontrar definitivamente a solução para esse problema. Acusar um ou outro, individualmente, (ou excluir alguém da responsabilidade) não acho que seja o caminho correto. Me parece mais um rancor individual do que a procura da solução."
Seja sinceramente ou por pura estrategia, aprendemos com nosso pais a lançar a culpa sobre os outros: Deus culpou a Adão e este culpou a Eva que, por sua vez, culpou a serpente. Na verdade, todos tinham sua parcela de culpa.
Nós, o povo, também precisamos dizer: "Por nossa culpa, nossa grande culpa (pois temos pecado muitas vezes por pensamentos, atos e omissões), este problema tem se estendido por dias e dias e tem se transformado em meses.". Além disso, como já o denunciou Teixeirinha em DIAMANTE LÍQUIDO, temos feito um mau uso da água (quando a temos). É a hora, em seus minutos finais, de refletir sobre a crise que o mundo atravessa quanto a isso.
Quem não quiser ver seus verdes votos amarelecendo e quiser ter uma boa colheita no próximo pleito, saiba que é hora de arregaçar as mangas. O povo clama com sede. Como Moisés, extraiam água nem que seja das pedras, pois a água não vem mas as cobranças continuam vindo, altíssimas, por sinal.
Não tenham dúvida: os que nada fizerem para resolver este problema, poderão se dar mal nas urnas e os que trouxerem a solução (ou derem a impressão que resolveram) poderão ser beneficiados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem quiser melhorar o mundo, em Santa Cruz, participe do blog da APOESC, conduzido por Gilberto Santos. Esse cidadão é muito humano, precisamos nos unira ele e defender sua participação na sociedade.
ResponderExcluirComece uma campanha sem rancor em defesa da solução do abastecimento da água em nossa cidade. Para mim, seu blog é o melhor. Você é uma pessoa honesta. Tem responsabilidade. Não ataca pelas costas. Precisamos, toda a cidade, que você mostre quem são os responsáveis pela falta d'água em nossa cidade. Não deixe de usar a força de sua palavra de cordel em defesa dos mais fracos. Não seja injusto, acusando apenas um. A responsabilidade é de todos. Quem for honesto e defensor do povo, que somos nós, não vai ser injusto com nenhum político. Todos eles são RESPONSAVEIS PELA FALTA DA AGUA EM NOSSAS CASAS. Você, Gilberto, pode ser o veículo do povo.
Maurício Anísio
Caro Maurício, sinto-me honrado ao ler palavras tão incentivadoras!
ResponderExcluirVocê sabe da admiração que eu e todos os outros participantes deste blog temos por sua pessoa e história.
Abraços!
Existe ainda a possibilidade de que o problema tenha se intensificado em ano eleitoral, como forma de estratégia para algum político "posar de salvador da pátria"....
ResponderExcluirPode ser, tudo é possível.
ExcluirMauricio Anisio
Esse é um blog digno da gente acessar, e não esses que tem por ai que se alimentam das desgraças alheias. so fuxico , doi na alma a pobreza intelectual desses blogueiros, parabens pelo texto, parabens a galera gente boa da apoesc.
ResponderExcluirAngela Santiago
Que bom, Ângela, ouvir isso de você!
ResponderExcluira culpa não sei de quem é o que sei é que a população vem sendo prejudicada pagando por uma coisa que ñ consumiu
ResponderExcluirA.T.L - conjunto conego monte
Caro amigo, eu não diria culpa mas, sim, responsabilidade. Para mim, existem os responsáveis pela solução desse problema, e, com toda certeza, eles dispõem dos meios para resolve-lo.Parabéns para todos que estão participando, com toda educação, desse debate.
ExcluirMauricio Anisio.
TEXTO PERTINENTE CARO BLOGUEIRO, ALGUMA PROVIDENCIA TEM QUE SER TOMADA, NAO QUERO ATACAR NINGUEM AQUI.
ResponderExcluirCHICO SUJO
Quanta honra, Gilberto, ser citado em mais um de seus magníficos textos! A falta de água é o tema mais importante e urgente, no moemento, a ser discutido/solucionado pelo Estado e por todos nós (Sociedade Civil).
ResponderExcluirGrande abraço!!!
Textos sempre maravilhosos por aqui.
ResponderExcluirAlma poética
Teixeirinha e Alma Poética,
ResponderExcluirObg pelas palavras de incentivo!
vejo que todo ano ness época esse problema é recorrente, não seria racionamento? fica um questionamen
ResponderExcluirMaria Gorete Moreira