sexta-feira, 9 de setembro de 2011

EUDÓXIA, TU VIVES EM TUA POESIA! - Marcos Cavalcanti



Amigos Leitores,


Com muito pesar venho comunicar esta nota triste. A cultura de Santa Cruz e do Estado do Rio Grande do Norte amanheceu de luto nesta manhã de sexta-feira, 09 de setembro de 2011. Depois de vários dias internadas no Hospital Regional Aluízio Bezerra, a poetisa Eudóxia Ribeiro Damasceno, no alto de seus 89 anos, fragilizada por uma doença contra a qual lutou nestes últimos anos de sua vida, teve sua voz silenciada, despedindo-se de todos nós, seus amigos, parentes e admiradores.
A rua Cel. Ivo Furtado sente a morte da ilustre moradora da casinha verde, onde a poesia fazia morada ao seu lado. Eudóxia nos deixou o Romanceiro “As tramas da Família Baianos”, romance inventivo, fruto do imaginário criativo e da sensibilidade poética desta grande poetisa. Também foi ela pioneira na literatura popular que exalta o Alto de Santa Rita, lançando o cordel “Louvor ao Alto de Santa Rita. Muitas outras poesias deixou-nos escrita em seus caderninhos de arame, além da obra inédita “A vida de Euclides”. Espero que a posteridade possa ver estes poemas publicados.
Eudóxia viveu voltada para poesia e para a sua religião, a católica, sendo devota fiel de Nossa Senhora de Fátima e amiga de todos os padres que passaram por esta paróquia, desde que fixou residência nesta cidade. Sua docilidade, sua educação, seu jeito humano e afável de tratar as pessoas eram marcas de sua nobre personalidade. Adorava a natureza e muitos de seus poemas retratam esse amor. Cultivava em seus pequeno jardim, muitas espécies de plantas e na vida cultivou com esmero o sentimento da amizade. Sou um destes amigos que hoje sente no íntimo a tristeza de tamanha perda.
Se em sua trajetória literária tivesse tido mais apoio, muitos teriam sido os romances inventados porque a poesia lhe saia do âmago com enorme facilidade. Se não se notabilizou no estado, a exemplo de uma Dona Militana, teve pelo menos o reconhecimento de uma importante instituição de nosso estado, o IFRN, que imortalizou a sua memória, rendendo-lhe a homenagem da comenda cultural Mestre Antônio da Ladeira, bem como colocando-a como destaque cultural do nosso estado, no seleto rol do Portal da Cultura Popular, o qual vale a pena acessar para um contato mais íntimo com a obra e o maravilhoso ser humano que ela era.
Sei que é lugar comum dizer que os artistas não morrem, uma vez que se eternizam por suas obras, mas não importa o lugar comum da frase quando se homenageia o incomum dos seres, àquela que por sua arte, por sua sensibilidade poética permanecerá viva em nossas mentes, em nossos corações.
Receba Eudóxia a homenagem de todos nós que fazemos a ASPE, você que era membro afetiva de nossa entidade, e tenha a certeza de que zelaremos por sua memória, pelo tesouro cultural que você representa e nos legou por suas palavras, por sua doce poesia.

Santa Cruz-RN, 09/09/2011.

Marcos Cavalcanti



7 comentários:

  1. Bela e necessária homenagem, Marcos!

    ResponderExcluir
  2. Marcos, parabéns pela justa homanagem dedicada à poetisa. Parabéns por lutar pela comenda junto ao IFRN, dedicada no ano passado.
    A cultura de Santa Cruz perdeu uma grande figura que talvez não seja conhecida ou reconhecida por muitos, mas que deixa uma herança cultural para nós que ficamos nesta terra.Seu livro a Trama da Família Baianos é uma produção literária que contou com vossa contribuição e fica como meio de eternizar a peotisa Eudóxia Ribeiro.

    ResponderExcluir
  3. Nunca ouvi falar sobre essa senhora poetisa. Valeu a homenagem!

    Joana

    ResponderExcluir
  4. Realmente ELA é desconhecida,mas fica a justa homenagem...

    João

    ResponderExcluir
  5. Marcos, certamente a nossa cultura fica mais pobre com a partida da poetisa Eudóxia Ribeiro. Mas, sem sombra de dúvidas, ela se manterá viva, através das suas escritas, no seu livro, nos seus cordéis, nos seus poemas ainda não publicados e na memória daqueles que a conheceram tão de perto como você. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Marcos,

    Pela brilhante homenagem a poetisa Eudoxia. Conheço e temos em casa o livro “As Tramas da Família Baianos”. O mesmo foi autografado e dedicado pela a autora a Roberto que é parente desta. Folheando o livro um dia desses, tenho admirado a criatividade desse romance, pois sem auxílio da internet e qualquer outro instrumento externo, a não ser um caderno de arames, ELA conseguiu escrever tanto. Em sua simplicidade nesse romance, buscou em sua estrutura cognitiva,a percepção refinada, emoções e uma inspiração quase infindável. Concordo Marquinhos, se ela tivesse tido mais apoio, muitas obras teriam aflorado para nossa cultura popular. Mas, fica o bom exemplo e a lembrança em nossas memórias. As obras permanecem vivas embora os autores desapareçam fisicamente desta vida.

    Esteja em paz Eudoxia ,que sua fé se concretize dentro de sua singularidade religiosa e suas poesias sejam reconhecidas e permaneçam vivas como frutos de uma mente fértil.

    ResponderExcluir
  7. ROBERTO FLÁVIO, disse...

    Marcos Cavalcanti,
    Unido no mesmo sentimento condolente em torno do falecimento da Eudoxia, registro o meu agradecimento de família pelo que você representou, na amizade, em sua vida. Não apenas um amigo. No agradecimento de “As tramas da família baianos” Eudoxia assim se referiu: “ao Marcos Cavalcanti, meu melhor amigo”. Dessa forma, Marcos, somente dessa forma, como seu melhor amigo, é que a Eudoxia sempre me falava sobre você. Fiquei sabendo ainda o quanto de carinho, solidariedade e disponibilidade você também teve com ela durante seus dias finais e em suas exéquias. Tenho um sentimento de GRATIDÃO especial por você (e por seus pais), sempre conosco nesses momentos difíceis.
    A família Dias/Ribeiro muito lhe estima.
    Eudóxia, enquanto pode ouvir e sentir sua presença, tenho certeza que “falava” para si: “Aqui está Marcos Cavalcanti, meu melhor amigo”!

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”