APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores)

A APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores), criada em 03.2010 em Santa Cruz -RN, existe para congregar amantes da cultura, apologistas e produtores da arte da palavra.


quinta-feira, 14 de julho de 2011

Café Literário - Débora Raquiel





Café Literário

A Casa de Cultura Popular Palácio do Inharé, com objetivo de despertar na juventude o interesse pelas obras literárias, visando ainda o bom desempenho dos mesmos no vestibular, promove O Café Literário. Um projeto de estudo e análise. Um convite à reflexão. O Café literário também contará com a participação de poetas locais, ale várias rodadas de apresentações culturais. Últimas vagas!Venha fazer parte dessa equipe e concorra ao “OSCAFEINADO”, Prêmio dado ao aluno mais dedicado do projeto.

Antonio Cândido diz que a literatura não corrompe nem edifica, mas humaniza em sentido profundo porque faz viver.

A literatura é a transfiguração do real, é nela que estão retratados os sentimentos humanos e as diversas formas de relação do homem com aquilo que sente. Na literatura está às verdades de uma mesma condição humana, o que possibilita ao homem, ao ver seus costumes retratados, uma reavaliação da postura que assume. Ler é criar consciência do que somos, é examinar o mundo em que vivemos para transformá-lo no mundo em que gostaríamos de ter. Ler é libertação, pois nada nos protege melhor da tirania, da estupidez do sectarismo religioso ou político e da ignorância, do que o conhecimento. Nos livros estão registrados toda a consciência da humanidade e é através deles

"A grande literatura é apenas uma linguagem carregada de sentido até ao mais elevado grau possível." (Ezra Pound).