frequência dos aplausos e o barulho das risadas de crianças e adolescentes fizeram as duas apresentações - lotadíssimas - valerem a pena.
Emocionante foi o momento em que ouvimos uma criança sussurrar para outra: "Este foi o melhor aniversário que tive na minha vida."
Na opinião de professores e alunos e das gestoras Shirley e Graça as apresentações cumpriram bem seu papel. "É pena que não tenhamos com mais frequência eventos desta natureza em nossa escola", disse-nos um professor ao término.
Tal espetáculo só foi possível graças ao empenho do médico e escritor Dr Epitácio Andrade e à contribuição de Aderson Leão, proprietário da LaboClínica Trairi. A Apoesc, em parceria com estes apologistas culturais de peso, pôde colaborar no combate a este mal chamado Bullying, tão presente em nossas instituições escolares.
Com pequenas intervenções antes e durante a encenação, Dr Epitácio, de forma didática e descontraída, buscou conscientizar a todos sobre as consequências do Bullying e os modos de combatê-lo.
Deixemos que este nos esclareça melhor os propósitos e características deste espetáculo:
"Com o intuito de desenvolver um instrumental teórico-prático de enfrentamento ao problema representado pelo assédio de escolares na faixa etária de 07 a 14 anos, formulou-se um esquete cênico para os palhaços “Tutti-fruty” & “Pipocão”, com adaptação de textos circenses e polêmicas sobre alimentos industrializados e naturais, para que num espetáculo interativo com a platéia formada por escolares e professores, possa se realizar uma comédia anti-bullying.
“Bulindo cum eu...” é um espetáculo com duração aproximada de uma hora e os palhaços são incorporados por um arte-educador e por um artista circense, sendo registradas as observações comportamentais da platéia escolar, previamente conhecida por meio de contatos com a docência, por um médico psiquiatra e por um psicólogo. Após a realização de algumas apresentações do espetáculo cênico em diferentes cidades do Estado do Rio Grande do Norte, tem-se observado, preliminarmente, que a atividade socioterápica deixa as crianças “maravilhadas”, interativas e requisitantes de novas apresentações, ao mesmo tempo em que as professoras fazem relatos que os escolares desenvolvem o conhecimento sobre o problema do assédio escolar e melhoram no aspecto relacional com os colegas, impactando nos indicadores educacionais e de saúde escolar, inclusive com percepção da melhoria comportamental pelos genitores e familiares, constatando-se que a intervenção tem produzido efeitos de natureza cognitiva e afetiva com importantes repercussões volitivas." - Epitácio Andrade
Por fim, agradecemos à Escola Cosme Marques - aos professores, alunos e gestores - pelo modo como os artistas foram recepcionados e tratados. Estes, voltaram para Natal com a melhor das impressões sobre nossa comunidade escolar.
De todo coração agradecemos aos artistas Alberi Silva e Aucides Bezerra por se disporem a fazer este trabalho voluntário de tão grande impacto social.
De todo coração agradecemos aos artistas Alberi Silva e Aucides Bezerra por se disporem a fazer este trabalho voluntário de tão grande impacto social.
obrigado a os alunos que entendereram nossa mensagem
ResponderExcluirbota fogo na coivara!!!
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