quinta-feira, 18 de maio de 2023

18 DE MAIO DE 2007 - Maciel Souza




Era o dia 18 de maio de 2007 e a aniversariante amanheceu festiva. Na praça pública, homens sonolentos terminavam de montar o palco onde, à noite, quatro bandas se apresentariam em comemoração à sua emancipação política. Numa delas, o paraense Beto Barbosa.

Nesta noite, antes do início do momento mais aguardado pelos japienses, viajei a Santa Cruz, cidade vizinha a trinta quilômetros. Endereço? Teatro Municipal Candinha Bezerra.

Iniciou-se ali, às 20:00 h, a cerimônia de publicação da 4ª Antologia poética da ASPE (Associação Santacruzense de Poetas e Escritores). Foram convidados para este outro palco os autores do livro Cantos e Contos do Trairi: o professor e escritor Nailson de Medeiros, o fundador da Associação da Rádio Comunitária Santa Rita de Santa Cruz, cantor e compositor Hugo Tavares, o professor e jornalista Marcos Cavalcanti, o advogado Marcelo Pinheiro, o poeta Hélio Crisanto, o músico e compositor Hélio Gomes, o escritor Paulo César, o professor Alessandro Nóbrega, o também professor Gilberto Cardoso, e eu, entre outros tantos.

Por considerar que aquela cerimônia seria significativa para a cultura de minha terra, por um elo, dada a minha participação, tentei fazê-la extensiva às nossas comemorações de aniversário. Embora o tenha feito de maneira moderada, para não parecer exibido, ainda divulguei o evento, tentando em vão convencer algumas pessoas a participarem conosco. Entre outros agravantes, eu tinha um concorrente de peso naquela noite: o cidadão de Belém, já consagrado rei, que atrairia nossa multidão à praça pública, o rei da lambada. Assim, especificamente minha esposa e meu filho foram comigo. É certo que meu cachorrinho também queria ir. Após a cerimônia, retornei à minha cidade trazendo comigo exemplares do nosso livro e a alegria de ter participado do seu lançamento, figurando entre pessoas tão ilustres em um evento tão bem organizado e não menos emancipatório.

Aqui chegando, como era de se esperar, a cidade esbanjava alegria, e percebi que a terceira banda já se apresentava, conforme anunciado: "Tum, tum, tum, bum, bum, bum... vai descendo até o chão..." - esse era o refrão. "Tum, tum, tum, bum, bum, bum... vai descendo até o chão..." - o chão era o limite. Até que anunciaram a próxima estreia e estrela da noite, o cantor Beto Barbosa, que já iniciou sua apresentação adocicando as nossas vidas. Minutos depois, abruptamente, o cantor encerrou a sua participação. A justificativa foi que um senhor que residia próximo ao palco precisou ser socorrido, atrapalhando o show, já que o som potente da banda prejudicava o atendimento. A intervenção para transportar o paciente até o hospital foi rápida, mas a saída de Beto de cena foi definitiva.

No outro dia, a cidade amanheceu ressacada dos seus quarenta e nove anos de emancipação política, com cinco livros autografados, doados para açucarar, sem aspas, a vida de pessoas que com certeza cuidarão muito bem deles. Enquanto isso, cidadãos se dividiam diante da postura e cachê do cantor, que não cumpriu o tempo de dance balance previsto no contrato.

18 DE MAIO DE 2007 (Maciel Souza)

14

2 comentários:

  1. Caro amigo e cronista: parece que os amores de Beto Barbosa não conseguiram adocicar sua vida. Recentemente, abandonou um programa ao vivo porque não gostou da abordagem feita pelo repórter ao tema "lambada". Nada vi demais no que era perguntado, mas Beto conseguiu enxergar algo de muito ofensivo. A julgar por essa experiência de 2007 em sua cidade, seus ataques de estrelismo vêm de longe. Por seu azedume, desceu até o chão em meu conceito. Quanto a você, representou muito bem sua cidade naquela data especial, mesmo a 30 km dela. Você "escolheu a melhor parte e essa não lhe será tirada". - Gilberto Cardoso dos Santos

    ResponderExcluir
  2. Caro professor Maciel, expresso a minha alegria em ler a sua crônica que retrata um dia tão especial em nossas vidas. Santa Cruz e Japi precisam de mais livos justamente para se elevarem do mais reles chão. Que você visite mais vezes este espaço com a sua palavra, com a sua arte!

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”