sexta-feira, 15 de abril de 2022

O BALÉ DAS AVES AQUÁTICAS NOS SERTÕES DO SERIDÓ - Jair Elói de Souza



BALÉ DAS AVES AQUÁTICAS NOS SERTÕES DO SERIDÓ

Há poucas luas, quando a quaresma já tinha adentrado nas terras misteriosas de Brito Guerra, a sede, a fome, e o futuro dos viventes dos descampados do tempo, eram ainda uma estação de provação. Os charcos lacustres de cênico em lama rachada. Bordas de chuviscos coados tinham a velocidade de zelação.
A vida era uma desesperança para o sertanejo. Lufadas isoladas de vento seco, na direção leste-oeste. Uma estação de sisudez permeada pelo canto isolado da acauã, entocada no caatingote fechado. Quebrava o silêncio das noites nesse mundaréu, às vezes, o eco isolado de carão ribeirinho, faminto, tísico, descarnado, no inocente protesto ao que a desvalida natureza não lhe franqueava.
No céu na escuridão da noite, o sibilo de bandos de marrecos, viajantes sem azimute, beduínos da incerteza, à procura de migalhas de filetes d`água, que no Cinzento Nordestino, com certeza, só iriam encontrar, na silhueta do Piancó-Piranhas-Açu, nas corredeiras do "Castanhão" no Ceará, ou finalmente, nas longínquas terras do Velho Chico, onde os pelicanos do pantanal, já estão alojados.
Na estação chuvosa, todas as espécies: Marrecos, paturis-da-asa-branca, galinhas d`água, mergulhões, jaçanãs, carões, patos-do-mato, socós, curicacas, jacús, são convidados especiais das termas águas dos Sertões do Seridó. Temperatura uniforme nunca abaixo de 20º, de sabor inigualável, e produtoras de um plâncton vegetal e animal rico, para o alimento destas aves, principalmente a partir do mês das noivas.
Uma esperança milagrosa, até chegar a primavera na lua setembrina, quando a batata dos golfes começa a maturar. Nessa estação, completa o ciclo da reprodução, os filhotes já taludos, patrocinam a migração e distribuição democrática em todos os charcos e ajuntamentos d`água.
Não pecaram as aves pela espera. Os cúmulos-nimbos, a antítese dos cientistas da parafernália robótica, fizeram as pazes com os Sertões. A mesa já está botada, tempos de fartura virão em breve. A minha alegria, é poder cochichar com esses inocentes desse meu mundo caboclo.
J.E.S.



Jair Elói de Souza: Professor Universitário, Poeta, Prosador e Advogado


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”