segunda-feira, 30 de agosto de 2021

GRATIDÃO

 

A CORRENTE DA GRATIDÃO

 

Há tempos planejo escrever algo sobre gratidão. Hoje, ao ser surpreendido por uma mensagem de Heraldo Lins, decidi realizar tal propósito. Eis a mensagem:

"Bom dia, Gilberto,

Li um texto de Cecília Nascimento, publicado em maio de 2015, pelo blog da APOESC, por nome Saindo da Matrix, que fiquei maravilhado.

 Só esse texto já valia todo o trabalho que vc tem em mantê-lo funcionando, acredito eu.

Parabéns a ela pela sabedoria em traduzir seus pensamentos em palavras, e a vc pela persistência em abrir espaço para tantos talentos.

Ganhei o dia...

Quero também registrar a sua habilidade com a pena quando você escreveu agradecendo a João Maria por ele ter adquirido o seu livro. Foi um agradecimento e tanto. Fiquei tb com a mesma sensação de alegria.

Outra pessoa que me deixou feliz, ultimamente, foi Lindonete quando respondeu ao seu agradecimento por tê-lo escolhido para ser patrono vivo.

Um abraço."

- Heraldo Lins

Gostei muito das coisas que ele e entendi que as pessoas citadas sentiriam a mesma alegria caso lessem isso. Enviei o texto para Cecília Nascimento e recebi imediato feedback:

Reação parecida tiveram os outros citados. À semelhança de Heraldo e com ajuda dele, Cecília “ganhou o dia” e desejou voltar a escrever.

Para refletirmos um pouco sobre o tema, recorro ao Pequeno Tratado das Grandes Virtudes, escrito pelo filósofo ATEU Comte-Sponville. Das 18 virtudes apresentadas, Gratidão é a décima.

Destaco oito trechos:

Para falar-vos de gratidão, recorro à filosofia; destaco alguns excertos sobre o termo de Comte-Sponville, filósofo ATEU, em seu Pequeno Tratado das Grandes Virtudes: 

 

Primeiro: "A gratidão é um mistério, não pelo prazer que temos com ela, mas pelo obstáculo que com ela vencemos. É a mais agradável das virtudes, e o mais virtuoso dos prazeres." 

Segundo: "A gratidão não nos tira nada, ela é dom em troca, mas sem perda e quase sem objeto. A gratidão nada tem a dar, além do prazer de ter recebido."

 Terceiro: "Agradecer é dar; ser grato é dividir. Esse prazer que devo a você não é apenas para mim. Essa alegria é a nossa. Essa felicidade é a nossa."

Quarto: "O que a gratidão dá? Ela dá a si mesma: como um eco de alegria, dizia eu, pelo que ela é amor, pelo que ela é partilha, pelo que ela é dom. É prazer somado ao prazer, felicidade somada à felicidade, gratidão somada à generosidade…"

Quinto: A gratidão é dom, a gratidão é partilha, a gratidão é amor: é uma alegria que acompanha a idéia de sua causa, como diria Spinoza, quando essa causa é a generosidade do outro, ou sua coragem, ou seu amor. Alegria retribuída: amor retribuído.

Sexto: Como não agradecer ao sol por existir? À vida, às flores, aos passarinhos? Nenhuma alegria seria possível para mim sem o resto do universo (pois, sem o resto do universo, eu não existiria). É nisso que toda alegria, mesmo puramente interior ou reflexiva (a acquiescentia in se ipso de Spinoza), tem uma causa externa, que é o universo, Deus ou a natureza: que é tudo.

Sétimo:  "Gratidão não é complacência. Gratidão não é corrupção."

Oitavo: "A gratidão é alegria, repitamos, a gratidão é amor. [...] Alegria somada a alegria: amor somado a amor. A gratidão é nisso o segredo da amizade, não pelo sentimento de uma dívida, pois nada se deve aos amigos, mas por superabundância de alegria comum, de alegria recíproca, de alegria partilhada."


“Quem acolhe um benefício com gratidão, paga a primeira prestação da sua dívida.” Séneca


 “A gratidão é não apenas a melhor das virtudes, mas a mãe de todas as outras.” Cícero

 

Um comentário:

  1. Muito bom Gilberto. Grato por tudo isso e muito mais que fazes por todos, inclusive por mim corrigindo meus textos dos deslizes com a afiada língua portuguesa. Quero agradecer e deixar público que antes dos meus textos irem ao "AR' Gilberto passa-me alguns lembretes de concordância, plural, enfim, deslizes que cometo frequentemente, às vezes por distração, outras por falta de conhecimento mesmo! Um abraço amigo... Em relação a Cecília Nascimento gostaria de vê-la publicar muito mais. Seus textos são deliciosos... um sorvete para as ideias...

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”