segunda-feira, 21 de junho de 2021

O MENINO DO PREGO - Heraldo Lins

 


O MENINO DO PREGO 


O menino era pago para furar pneus. O borracheiro o havia contratado. Carros estacionados durante a noite serviam de trampolim para aumentar o movimento da borracharia. Quem era esse menino? O mesmo que colocava as plantas da vizinha no sol; o mesmo que ajudava a madames com a feira. Eram duas identidades. A oportunidade o levou a ser o menino do prego. Ninguém sabia quem era. Nem desconfiava que havia ele por trás dos furos. 


A ideia nasceu no tempo em que o borracheiro morava à beira da estrada. O mesmo menino cavava buracos para danificar rodas, assim o profissional do pneu melhorou de vida e veio montar seu negócio no centro da cidade. Cheio de histórias, durante os consertos entretinha  os clientes com suas narrações. Tudo chuá? Com esse início de conversa adentrava no seu mundo fictício. Se alguém perguntasse o porquê de chuá contava que à época de Juscelino o termo chuá servia para designar tudo legal. Naquela época em Brasília, as prostitutas eram colocadas em barracas para servir aos candangos. Muitas morriam por atender tantos a toda hora. Era proibido sair do acampamento e os engenheiros davam ordem para não ferver os talheres na sexta-feira. As bactérias provocavam dor de barriga e ninguém se arriscava a ir farrear. Muitas lavandeiras eram estupradas quando iam deixar a roupa lavada. As narrativas do borracheiro já eram conhecidas, mas ele as repetia sempre acrescentando novos detalhes.    


O menino por sua vez era seu discípulo. Cortava as raízes das plantas para vender novas plantinhas. Dona Gertrudes desconfiava das safadezas dele, mas como o pestinha servia para ir deixar o comer dos porcos por trás do cabaré, ela o mantinha por perto. 


O menino saiu de lá, do cabaré. Sua mãe atendia seus clientes no quarto que mantinha um oratório. Cobria as imagens com um lençol e mandava ver. O mau cheiro do esgoto a céu aberto afastava os homens que moravam na vila rica. Bares sujos e à luz de lamparina permaneciam abertos madrugada adentro. Brigas de faca eram comuns. Algumas lésbicas serviam aos dois lados. Naquele furdunço, as infantis grávidas olhavam os transeuntes sem saber o que estava acontecendo com seus corpos. Doenças venéreas concorriam com brigas de puxões de cabelos. 


Se havia necessidades básicas, só poucos sabiam. Tudo era escuro, apenas iluminado por um poste na entrada e por um dos quartos deixado aberto. O quartinho de seu Aristides permanecia com a luz acesa vigiando a mulher da vida que ele queria bem. Aposentado, repassava boa parte para ela. Adélia apenas ficava deitada e ele ao pé da rede olhando. Verdadeiro amor sem contato corporal. Aquele amor nem sabia que era platônico.     


O menino do prego “trabalhava” com uma caixa de dindim a tiracolo. Ao lado do carro ficava contando o produto. Num descuido, aproveitava e furava. Desconfiaram porque dindim sendo vendido na madrugada não é propício. Por baixo dos dindins estavam os pregos caibrais.


Eu não furava, respondeu a criatura raquítica de doze anos em frente ao juizado. Eu nem sabia que existia ar dentro de pneus. Achei que era espuma. O juizado achou por bem internar o menino do prego pelo perigo que demonstrava.  Sua esperteza deixava todos vulneráveis. 


O menino foi bem tratado no orfanato. Pegou o gosto pelos estudos. Hoje é desembargador aposentado. Foi condenado a uma aposentadoria forçada por desvio de dinheiro do tribunal. Em sua estante há livros e mais livros com páginas marcadas com pregos.      



Heraldo Lins Marinho Dantas 

Natal/RN, 19/05/2021 –06:20



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”