quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

O TÍTULO ESTÁ LÁ EMBAIXO - Heraldo Lins

 


O TÍTULO ESTÁ LÁ EMBAIXO

 

 

O medo de escrever não é saber se alguém irá odiar nossa produção literária. O desagradável é escutar a folha em branco desafiando-me. Ela fica totalmente pálida com um sorriso sarcástico dizendo: lá vem você me sujar com suas ideias ocas. Você está perdendo seu tempo e tomando o meu. Eu poderia estar sendo usada em uma tese de doutorado, mas não, estou servindo para fazer seus gostos. Essa forma da folha criticar-me deixa-me com raiva. Eu não fico calado. Entro na briga e digo: pior e seu primo papel higiênico. Nunca é sujo com ideias. Você pode acabar lá como ele. Essa discussão vai noite adentro. Somente quando concluo algo proveitoso ela vem me bajular. Ficou bom! Quer escrever mais? Pode ficar à vontade! Estou ao seu inteiro dispor. Todos os dias sofro essas agressões. Não sei se vou aguentar por muito tempo. Preciso ler bastante antes de sentar-me para brigar com a folha. Ela quer saber qual é o tema. Fico em silêncio. Ela pensa que estou sendo estrategista, mas sinceramente, nem eu mesmo sei. Vou sorrateiramente colocando uma palavra atrás da outra. Apago uma vírgula, acrescento um pronome e assim caminho nesse deserto cheio de armadilhas e caminhos tortuosos. Vou plantando cada grão de palavra na ideia central. Quem sabe colho um bom texto. Algumas palavras são ervas daninhas. Arranco-as, muitas vezes até depois de publicadas. Conto as linhas. Vem a dúvida: será se está longo!? Os leitores precisam voltar para as redes sociais. Estão esperando receber um ok. Do outro lado do celular alguém está já querendo bloqueá-lo(a) só porque está demorando na resposta. E tenho que ter cuidado para não falar em religião, política ou futebol. Tento agradar a todos(as), inclusive, colocando entre parênteses ( ) as terminações referindo-se a leitores e leitoras senão serei taxado de machista. A folha veio me dizer que preciso usar o travessão para indicar a fala dos personagens. Argumento que fui influenciado por José Saramago, por isso aguente! Além da folha, fico sendo importunado pelo título que quer saber como será ele no início desse escrito. Eu para mostrar quem manda aqui resolvi colocá-lo no final. Ele discutiu fervorosamente contra esse meu posicionamento. Chamou-me de anarquista literário. Está decidido e pronto! Vai ser no final do texto que vou colocar o título. Você que leu até aqui, saiba agora que o título desta crônica é: o título está lá em cima         

 

 

      

 

Autor: Heraldo Lins Marinho Dantas

Natal/RN, 02/12/2020

 

Heraldo Lins é arte-educador

Zap:  84-99973-4114

Email: showdemamulengos@gmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”