segunda-feira, 24 de junho de 2013

EM DEFESA DE DILMA E DO BRASIL - Luciana Araújo




Holanda, 23/06/2013

Caro Amigo e admiravel professor : Gilberto Cardoso

Venho por meio desse expressar em poucas palavras toda essa indignaçao popular, quero ser breve para não tornar o texto fastioso.
O movimento passe livre deu um impulso ao sentimento de impunidade que existia na populaçao brasileira,fez viva a voz de um povo sofredor, os 0,20 centavos cobrados a mais despertou na população e nos demais movimentos existente no Brasil outros motivos para reclamar da elite politica por um Brasil mais justo!
Chega de corrupção! Desde o momento que fomos invadidos (porque não posso dizer que o Brasil foi descoberto), começamos a ser explorados, escravizados e alienados! Essa alienaçao parece que foi contagiando as geraçoes futuras, e os que estavam contra  geralmente era perseguidos, preso e morto como foi caso de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, se olharmos um pouco a fundo no Brasil a palavra democracia nunca foi praticada aqui,para entender melhor o que eu quero dizer é melhor saber o que significa a palavra DEMOCRACIA: Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo).
Vamos analisar então o passado do Brasil:
Descoberta: compreende, tradicionalmente, o período desde a chegada dos portugueses até os dias atuais, embora o seu território seja habitado continuamente desde tempos pré-históricos por povos indígenas. Após a chegada de Pedro Álvares Cabral, capitão-mor de expedição portuguesa a caminho das Índias, ao litoral sul da Bahia em 1500, a Coroa portuguesa implementou uma política de colonização. Houve democracia: NÃO!
Imperialismo: Aos catorze anos, em 1840, Dom Pedro de Alcântara(filho) teve sua maioridade declarada, sendo coroado imperador no ano seguinte, como Dom Pedro II. No final da primeira década do Segundo Reinado, o regime estabilizou-se. As províncias foram pacificadas e a última grande insurreição, a Revolta Praieira, foi derrotada em 1849. Houve democracia? NÃO!
Proclamação da Republica: À noite, na Câmara Municipal do Município Neutro, o Rio de Janeiro, José do Patrocínio redigiu a proclamação oficial da República dos Estados Unidos do Brasil, aprovada sem votação. O texto foi para as gráficas de jornais que apoiavam a causa, e, só no dia seguinte, 16 de novembro, foi anunciado ao povo a mudança do regime político do Brasil. Houve Democracia?  NÃO!
Regime Militar: O Regime Militar, a pretexto de combater a subversão e a corrupção, suprimiu direitos constitucionais, perseguiu e censurou os meios de comunicação, extinguiu os partidos políticos e criou o bipartidarismo. Houve Democracia? NÃO!
presidencialismo:  é um sistema de governo no qual o presidente da república é chefe de governo e chefe de Estado. Como chefe de Estado, é ele quem escolhe os chefes dos grandes departamentos ou ministérios. Ele quem escolhe? será que eu estou entendendo direito? Mais uma vez houve democracia? NÃO!
E justamente por essa questão do político brasileiro ter os plenos poderes para escolher: Criar e modificar  leis, com sanção do Presidente da República;
- Aprovar e ou modificar projetos de lei com origem no Executivo;
- Convocar plebiscitos e autorizar referendos;
- Analisar os relatórios referentes à execução dos programas de governo do executivo;
- Apreciar os atos de concessão e funcionamento de emissoras de televisão e rádio;Estabelecer planos de desenvolvimento nacionais ou regionais (com sanção presidencial),Etc, etc e etc...Quer dizer tudo isso se volta em torno deles mesmo, do vereador ao presidente!
A meu ver não precisamos de outro presidente, é tirar um canalha e colocar outro, precisamos de uma modificaçao no carater das pessoas que se candidatam a cargo politicos,essa é a grande diferença entre um governo feito na Europa e governo feito no Brasil. Bem que hoje em dia a politica em modo geral no mundo todo tem corruptos. 
E qual seria o rumo a seguir? parece nao ter solução, mais claro que tem!
Dilma tem uma excelente formação politica,ela veio da classe baixa e de um golpe militar, foi perseguida e com certeza sabe mais do que ninguém o que é querer se expressar e lutar por ideais coletivos é preciso que se faça que ela escute as vozes que emana do povo e que faça valer nossa vontade!! Infelizmente tem muito oportunista infiltrado no meio destes manifestos, com ideias totalmente contrarias do interesse do povo. 
*NÃO QUEREMOS DILMA FORA!! QUEREMOS SIM QUE ELA FAÇA O PAPEL DELA DE NOS REPRESENTAR DIANTE DO CONGRESSO NACIONAL.
* NAO QUEREMOS DITADURA, QUEREMOS SIM UMA REFORMA POLITICA JÁ, ESSE REQUISITO É PARA ONTEM! 
*O BRASIL ACORDOU SIM! MAIS NAO PARA DESTRUIR PATRIMÔNIO E FAZER VANDALISMO, ISSO OS POLÍTICOS JÁ FAZEM! 
*NÃO QUEREMOS VIOLÊNCIA, QUEREMOS QUE AS REGALIAS DOS DEPUTADOS E SENADORES, PREFEITOS E VEREADORES SEJA CORTADOS E ELES RECEBAM O QUE MERECEM, ASSIM COMO TODO BOM TRABALHADOR BRASILEIRO...DEI O MEU RECADO, TOU CERTA OU TOU ERRADA?

Apesar do pronunciamento dela ter me decepcionado muito devemos seguir como a cançao diz: Vem vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora não espera acontecer!
Meus cumprimentos!

Luciana C. de Araújo

Um comentário:

  1. Caríssima Luciana Araújo:

    ''O BRASIL ACORDOU...NÃO PARA DESTRUIR PATRIMÔNIO E FAZER VANDALISMO. ISSO OS POLÍTICOS JÁ FAZEM!''

    Reli e reli a carta ''Em Defesa de Dilma e do Brasil'', e não encontrei nenhum motivo que me permitisse discordar do brilho dos argumentos aqui esposados pela jovem missivista.

    Peço permissão à autora da obra para, também, subscrevê-la.


    Sandro

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”