quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Livro menos indigesto sobre a ciência - Marta Tavares



ciência tem produzido coisas maravilhosas e intrigantes há mais de 300 anos, no entanto, o ensino de Ciências nas escolas tornou-se monótono e os livros não atraem os estudantes. Este argumento é utilizado pelo autor Bill Bryson  que afirma que a prosa sem vida dos livros padrões de ciência, não alimenta nossa curiosidade inata sobre o mundo natural.
Bryson insiste que os resultados dos estudos científicos podem ser fascinantes e muitas vezes o são. O truque é escrever sobre eles de uma maneira compreensível. O autor, então, nos mostra como isso deve ser feito. E ele trata de temas como pesos atômicos, a relatividade e da física de partículas, placas tectônicas, etc. sem nos meter medo. Ele nos faz compreender as leis que regem nosso planeta, sem nem percebermos que estamos aprendendo. O autor confessa que não entendia nada sobre os assuntos que escreveu,mas fez a pesquisa, e nos apresenta tudo como se fosse uma reportagem,
No livro também há espaço para descobertas recentes e algumas fofocas, como Bryson gosta de fazer. Além de vinhetas históricas. Um livro que serve como um guia menos indigesto sobre a ciência.
BRYSON, Bill. Breve história de quase tudo. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”