APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores)

A APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores), criada em 03.2010 em Santa Cruz -RN, existe para congregar amantes da cultura, apologistas e produtores da arte da palavra.


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

ARTE, PEDRAS E PÁSSAROS - Teixeirinha Alves



Nos livros de História, as ilustrações complementam e dão mais sentido aos conteúdos estudados. Ao tratar do Velho Continente, os historiadores utilizam fotografias magistrais que nos encantam: de castelos, estátuas, igrejas, casas, paisagens etc. Crescemos admirando as imagens que subsidiam os textos referentes a essa nossa mãe (uma delas!) cultural e genética: a Europa.

Ontem dei um profundo mergulho em um fascinante universo de imagens europeias ao visitar a exposição “Ninhos de Pedra” do amigo poeta-fotógrafo Marcos Cavalcanti. Apresentando um olhar autêntico da relação entre monumentos históricos (especialmente estátuas) e os pássaros (corvos, pombos e gaivotas), Marcos nos transporta a várias cidades europeias, recentemente visitadas por ele, e aumenta nossos conhecimentos sobre aquele continente.

Os “pássaros de Marcos” ampliam o sentido de cada monumento em que estão pousados: às vezes eles concordam, às vezes não, com a intenção do escultor, que, há séculos, produziu a obra. A simbiose ave/monumento, mostrada pela lente fotográfica de Marcos, é tão completa, que fica difícil imaginar, por exemplo, a estátua da deusa sem o cafuné que lhe é feito pelo corvo (vide exposição na Casa de Cultura Popular de

Todos precisam visitar a exposição, para compreenderem que, enquanto milhares gastam dólares e dólares em viagens à Europa nas quais veem sem olhar, outros, como Marcos Cavalcanti, viajam e produzem Arte e, o mais importante, trazem-na para nosso deleite e fruição.

Teixeirinha