quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

ARTE, PEDRAS E PÁSSAROS - Teixeirinha Alves



Nos livros de História, as ilustrações complementam e dão mais sentido aos conteúdos estudados. Ao tratar do Velho Continente, os historiadores utilizam fotografias magistrais que nos encantam: de castelos, estátuas, igrejas, casas, paisagens etc. Crescemos admirando as imagens que subsidiam os textos referentes a essa nossa mãe (uma delas!) cultural e genética: a Europa.

Ontem dei um profundo mergulho em um fascinante universo de imagens europeias ao visitar a exposição “Ninhos de Pedra” do amigo poeta-fotógrafo Marcos Cavalcanti. Apresentando um olhar autêntico da relação entre monumentos históricos (especialmente estátuas) e os pássaros (corvos, pombos e gaivotas), Marcos nos transporta a várias cidades europeias, recentemente visitadas por ele, e aumenta nossos conhecimentos sobre aquele continente.

Os “pássaros de Marcos” ampliam o sentido de cada monumento em que estão pousados: às vezes eles concordam, às vezes não, com a intenção do escultor, que, há séculos, produziu a obra. A simbiose ave/monumento, mostrada pela lente fotográfica de Marcos, é tão completa, que fica difícil imaginar, por exemplo, a estátua da deusa sem o cafuné que lhe é feito pelo corvo (vide exposição na Casa de Cultura Popular de

Todos precisam visitar a exposição, para compreenderem que, enquanto milhares gastam dólares e dólares em viagens à Europa nas quais veem sem olhar, outros, como Marcos Cavalcanti, viajam e produzem Arte e, o mais importante, trazem-na para nosso deleite e fruição.

Teixeirinha

4 comentários:

  1. Verdade, Teixeirinha. Ontem estivemos lá eu, Hélio, Marcelo, Leninha, Wilard, João Bezerra, Naílson, Nilson Rocha, Jozildo, Adriano e muitos outros. O ambiente escolhido para exposição é muito bacana e as fofos chamam nossa atenção.

    Vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  2. Concordo Teixeira, uma excelente exposição do nosso amigo Marcos, digo que vale a pena visitar

    ResponderExcluir
  3. Estive lá ontem Teixeirinha juntamente com vários outros amigos e recomendo a todos. Achei extraordinária a exposição! E gostaria aqui de mais uma vez deixar os meus parabéns ao grande artista e amigo Marcos Cavalcanti, que nas suas fotografias retrata quão aguçada é a sua sensibilidade. Certamente retornarei a exposição outras vezes.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado meus três amigos poetas. Seres sensível como vocês se deixam se sensibilizar e se sensibilizando sensibilizam a gente também. Obrigado pelas presenças e pelas palavras de apoio que recebi de cada um de vocês. Valeu!!

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”