Legal, Kiko!Cada verso tem que ter número igual de sílabas? No plural é como em pires ou vira poetrixes?
Prezado Gilberto,Segue um conceito e caractrísticas do poetrix extraído do Recanto das Letras:CONCEITO Poetrix (s.m.): poema com um máximo de trinta sílabas métricas, distribuídas em apenas uma estrofe, com três versos (terceto) e título.CARACTERÍSTICAS DO POETRIX O poetrix é minimalista, ou seja, procura transmitir a mais completa mensagem em um menor número possível de palavras e sílabas.O título é indispensável. Ele complementa e dá significado ao texto. Por não entrar na contagem de sílabas, permite diversas possibilidades ao autor.Não existe rigor quanto à métrica ou rimas, mas o ritmo e a exploração da sonoridade das sílabas é desejável.Metáforas e outras figuras de linguagem, assim como neologismos, devem ser elementos constitutivos do poetrix.É essencial que haja uma interação autor/leitor provocada por mensagens subliminares ou lacunas textuais.Os tempos verbais – pretérito, presente e futuro - podem ser utilizados indistintamente.O autor, as personagens e o fato observado podem interagir criando, inclusive, condições supra-reais, cômicas ou ilógicas (nonsense).PS: Quanto a escrita no plural, sempre vi escrito poetrix mesmo, vou pesquisar melhor para lhe responder.
Confirmado, mesmo no plural escreve-se poetrix.
Obrigado pelas importantes informações, Poeta Kiko Alves!
Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”
Legal, Kiko!
ResponderExcluirCada verso tem que ter número igual de sílabas?
No plural é como em pires ou vira poetrixes?
Prezado Gilberto,
ResponderExcluirSegue um conceito e caractrísticas do poetrix extraído do Recanto das Letras:
CONCEITO
Poetrix (s.m.): poema com um máximo de trinta sílabas métricas, distribuídas em apenas uma estrofe, com três versos (terceto) e título.
CARACTERÍSTICAS DO POETRIX
O poetrix é minimalista, ou seja, procura transmitir a mais completa mensagem em um menor número possível de palavras e sílabas.
O título é indispensável. Ele complementa e dá significado ao texto. Por não entrar na contagem de sílabas, permite diversas possibilidades ao autor.
Não existe rigor quanto à métrica ou rimas, mas o ritmo e a exploração da sonoridade das sílabas é desejável.
Metáforas e outras figuras de linguagem, assim como neologismos, devem ser elementos constitutivos do poetrix.
É essencial que haja uma interação autor/leitor provocada por mensagens subliminares ou lacunas textuais.
Os tempos verbais – pretérito, presente e futuro - podem ser utilizados indistintamente.
O autor, as personagens e o fato observado podem interagir criando, inclusive, condições supra-reais, cômicas ou ilógicas (nonsense).
PS: Quanto a escrita no plural, sempre vi escrito poetrix mesmo, vou pesquisar melhor para lhe responder.
Confirmado, mesmo no plural escreve-se poetrix.
ResponderExcluirObrigado pelas importantes informações, Poeta Kiko Alves!
ResponderExcluir