sexta-feira, 5 de outubro de 2012

PALAVRAS DE AGRADECIMENTO - Zé da Luz



Olá, amigo(a)s.

Mais uma vez sou grato a Gilberto por ter me proporcionado este momento ímpar. A partir do qual
pude constatar uma “suspeita”: como tenho amigos nesta cidade e o quanto eles (elas) são valiosos
para mim!

Naílson, amigo e primo lá de nós, continua esbanjando saúde e graça [com certeza, está praticando
hoje mais o bom humor (risos)]. Lembro a ele que estava de camiseta, embora ainda eu tenha a
camisa da foto. Outro dia, li parte de sua monografia – observei que dedicou uma seção sobre
minhas modestas proezas poéticas. Seu trabalho monográfico é bastante significativo. Sobre a
recauchutagem estética, confesso que fiz um retoque aqui outro ali, para driblar a implacabilidade
do tempo. Depois de 38 anos, libertei meus olhos da miopia. Valeu, meu primo.

Teixeirinha, filho de Dedé de Henrique, que tinha uma oficina lá no Paraíso, próxima à minha casa, na
Rua Paulo Afonso. Certo dia, fui até Dedé e lhe disse que tinha vontade de trabalhar na oficina como
aprendiz de mecânico. Mas, Dedé – na sua sincera espontaneidade – declarou que ali não era o meu
lugar de trabalho. Sobre isso, creio que ele continua certo até hoje. Dedé é um grande ser humano.
Deixo escapar uma curiosidade que está no próprio nome do filho: era fã incondicional do cantor
Teixeirinha; assistiu a todas as exibições de Coração de luto, no saudoso cine Santa Rita, ao lado da
igreja matriz. Com direito a lágrimas. Sem dúvida, fato muito triste foi a morte de sua filhinha (Mary).
Valeu Teixeirinha. Lembranças para todos da família.

Joseni, contemporânea do bairro Paraíso, filha de Zé Vital (amigo nosso de muito tempo). Sempre
a considerei uma pessoa sensível e inteligente. Tem um sorriso franco. Além disso, é uma excelente
profissional. Muito obrigado pelas palavras generosas.

Marcos Cavalcanti, garoto bacana e inteligente. Multifacetado artisticamente. Graças ao seu zelo
e empenho, contribuiu de forma determinante para muitas publicações e eventos em Santa Cruz.
Inclusive, me conhece bem; foi o primeiro a duvidar da foto postada no blog. Valeu, Marcos, pelas
palavras prestimosas.

Cristiane, ela foi uma aluna assídua e produtiva. Sempre solícita e alegre. Hoje, uma jovem
senhora, mãe, e professora do IFRN. Eu tinha certeza de seu trajeto exitoso. Muito obrigado pelo
reconhecimento de minhas “antigas lições” acadêmicas em Santa Cruz. Guardo-as todas no meu baú
de viagens.

Hélio, poeta e cantador, nome renomado do circuito cultural potiguar. Tive a satisfação de
prefaciar uma de suas obras (Retrato sertanejo). Considero um artista com sensibilidade refinada,
principalmente quando se trata de poetizar/cantar temáticas da terra nordestina, sua paisagem, sua
gente, suas estórias.

Por fim, sei que vocês, citados aqui, representam um universo muito maior de boas amizades que
faço questão de preservá-las para toda a minha vida.

Um grande abraço.

José da Luz.

Um comentário:

  1. Zé da Luz,

    Obrigado por se lembrar de meu pai, que muito o admira e que, vez por outra, me pergunta: "Onde está Zé da Luz?" Ele acertou por tê-lo dissuadido do conserto de automóveis, levando-o a encontrar o concerto das palavras e das ideias.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”