APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores)

A APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores), criada em 03.2010 em Santa Cruz -RN, existe para congregar amantes da cultura, apologistas e produtores da arte da palavra.


sábado, 1 de setembro de 2012

CONVITE À CLASSE ARTÍSTICA DE SANTA CRUZ - Marcos Cavalcanti


Marcos Cavalcanti

Caríssimos amigos amantes e partícipes da cultura de nossa terra, mais um passo importante foi dado rumo ao aperfeiçoamento e consolidação de uma política cultural em nosso município.  Ontem, 31/08/2012, no Teatro Candinha Bezerra e dentro da programação da XII Jornada Cultural da Rádio Comunitária Santa Rita, tivemos a satisfação de participar de mais um momento de troca de ideias e de aprendizagem. Sob o comando de Berg, ator e mobilizador cultural da cidade de Janduís-RN, assistimos a uma brilhante e consistente exposição de como foi construído o Programa Municipal de Cultura de Janduís, numa perspectiva de 36 metas traçadas por atores e agentes culturais e que terá um acompanhamento sistemático da classe artística daquele município para os próximos 10 anos. Tudo isso em consonância com o novo Sistema Nacional de Cultura, que exige que os municípios estejam organizados institucionalmente e com projetos para que possam receber aportes financeiros da esfera nacional e estadual.  

                Uma plateia atenta e participativa, formada em sua grande maioria por pessoas que fazem o teatro acontecer em nossa cidade, bem como de membros do nosso Conselho Municipal de Cultura e do Secretário de Cultura lá estiveram para garantir que este momento tão propício (Criação da Secretaria Municipal de Cultura, aprovação da lei que beneficia os artistas locais em eventos culturais realizados no município, criação do Conselho Municipal de Cultura e recente aprovação do Fundo Municipal de Cultura) tenha continuidade com a elaboração do nosso Programa Municipal de Cultura. Nesse sentido, por sugestão minha, já ficou definida a data para que os artistas de nossa terra, através dos grupos de trabalho que serão formados, comessem a formatar a nossa proposta, tendo por base a experiência de Janduís, mas focados nas nossas próprias peculiaridades, potencialidades e anseios na área cultural. Assim, venho convocar neste blog cultural, toda a classe artística para se fazer presente ao Teatro Candinha Bezerra, no dia 14 de setembro, a partir das 08:00 horas da manhã, para juntos construirmos um futuro cada vez mais promissor para a cultura do nosso município. Não fique em casa, não se isole, não fique apenas a lamentar ou criticar, aceite o convite e venha contribuir com a sua inteligência, com a sua opinião, com a sua experiência. O ideal continuará sendo sempre algo a se alcançar, mas o real, o momento presente está aí, dando-lhe a oportunidade de participar, de influir, de se comprometer, e por fim, de alcançar, senão o ideal, mas o possível daquilo que foi coletivamente planejado. Um abraço a todos e contamos com vocês!