sábado, 1 de setembro de 2012

Mais uma da era do politicamente correto:


Renan Pinheiro 
Estava olhando uma coletânea de contos de fadas na Saraiva hoje e fiquei chocado com as mudanças que fizeram em histórias clássicas. Como exemplo disso, Branca de Neve perdoa a madrasta e, ao invés de ser punida como a bruxa homicida que era, ela destrói o espelho. E a Rainha das Neves, ao invés de vilã, torna-se uma espécie de "fada boa", livrando Kay da maldição do espelho, quando originalmente ela se aproveitava do fato para aprisioná-lo.

Socorro, o que estão fazendo com o mundo? Quero as histórias originais de volta, pois com todas as contradições e violências que possuíam (como exemplo disso, João e Maria matavam a bruxa que os aprisionara num forno), elas eram verdadeiras e possuíam conteúdos profundos, além de mostrarem que nem tudo na vida é fácil ou simples. Já vi que se eu tivesse filhos eu teria dificuldade para encontrar bons livros para eles.

Um comentário:

  1. Meu caro Renan II, é isso que a literatura é, uma paródia que não cessa, às vezes, às avessas.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”