APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores)

A APOESC (Associação de Poetas Escritores Simpatizantes e Colaboradores), criada em 03.2010 em Santa Cruz -RN, existe para congregar amantes da cultura, apologistas e produtores da arte da palavra.


sexta-feira, 6 de julho de 2012

O Perigo da Opinião - Teixeirinha Alves


Ao longo da História, milhões de pessoas foram mortas devido às suas opiniões.

Sócrates, na Grécia Antiga, foi obrigado a tomar cicuta porque discordava do modo de pensar dominante. Giordano Bruno (para citar apenas um gênio) e tantos outros notáveis pensadores da Modernidade também morreram por causa de ideias distintas das que prevaleciam em cada período.

Nossa cruel Ditadura Militar (1964-1985) deu-nos vários exemplos disso. Até mesmo a Presidente Dilma Rousseff sentiu as agruras da prisão (naquela época, uma quase morte) por ver as coisas sob uma ótica incompatível com a dos generais no poder.

O grande número de assassinatos, nas grandes cidades brasileiras (e em algumas pequenas), de jornalistas, radialistas, blogueiros,... corrobora o que venho afirmando: opinar com firmeza e destemor contra o status quo (principalmente o econômico e/ou o político) é quase como apontar uma arma para a própria cabeça.

A Democracia, especialmente a nossa tupiniquim, precisa aparar essa cortante aresta; pois nada avança sem o pensar diferente, a contrapartida, o outro lado, a discordância.

Soam-me aos ouvidos, as célebres palavras do protagonista Riobaldo em “Grande Sertão: Veredas”: “Viver é muito perigoso!”. Eu acrescento: Opinar firmemente é mais perigoso ainda!

Teixeirinha